//

Romaria da Acessibilidade, nova procissão do Círio, acontece neste sábado, 21

A romaria foi lançada em agosto deste ano e será voltada para a participação de pessoas com deficiência.

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) lançou em agosto deste ano a procissão de número 14 da Quadra Nazarena, a Romaria da Acessibilidade, que terá sua estreia neste sábado, 21, a partir das 8h, logo depois da Romaria dos Corredores.  

Nesta procissão, os organizadores priorizaram seguir um trajeto em áreas arborizadas do centro da capital paraense. A romaria irá sair da Rua Dom Alberto Ramos (ao lado da Basílica Santuário de Nazaré) e passará por grandes avenidas como a Generalíssimo Deodoro, Braz de Aguiar, Avenida Nazaré e na Travessa Quintino Bocaiúva. 

Veja o percurso completo da procissão:

A romaria terá foco em colocar seu percurso em áreas mais arborizadas do centro de Belém. Reprodução: Divulgação Círio 2023.

A procissão finaliza na Praça Santuário, com um percurso aproximado de 1,45 km, que serão feitos em uma faixa de uma hora. A ideia dessa romaria veio de promover inclusão e ela foi criada para pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Vinda de antigos pedidos para uma romaria voltada à fé desses devotos, que tinham interesse em participar nas procissões principais, mas que não compareciam pela grande quantidade de fiéis nas romarias e os longos trajetos percorridos. 

“Essa era uma solicitação antiga dos devotos e que agora foi possível atender. Tudo foi pensado para acolher da melhor forma aquelas pessoas que não se sentem seguras ou têm dificuldades de participar das grandes procissões”, explicou Antônio Salame, diretor coordenador do Círio 2023. 

A romaria aproxima as crianças com deficiência das festividades. Reprodução: Internet.

Com aproximadamente 200 voluntários e nove entidades de representação deste público, a organização da romaria ainda conta com outros profissionais da área da saúde para auxiliar os devotos durante a procissão, entre eles, foram escalados intérpretes de libras e áudio descritores. 

Além disso, a Romaria da Acessibilidade também deixará disponível outros materiais e serviços, como abafadores de barulhos para a sensibilidade auditiva, pontos de atendimento médico, distribuição de água, banheiros, espaço de acolhimento, sala de descanso, pulseiras de identificação para crianças etc. “Vamos ter músicos com deficiência e um coral de intérpretes de libras à disposição para animar os romeiros durante a concentração na Praça Santuário. Além disso, lançamos uma música oficial para a procissão, chamada Nossa Senhora da Acessibilidade, com letra e música de Geraldo Sena”, afirmou Amaral Silva, uma das voluntárias de uma instituição organizadora, em parceria com a DFN.