A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta na noite de domingo, 12, informando sobre novas inundações que podem ocorrer no estado. As chuvas intensas que atingiram diversas regiões no fim de semana fizeram com que os rios continuassem subindo, aumentando o risco de enchentes.
Segundo o órgão, o Rio Jacuí apresenta tendência de seguir em níveis elevados, com a água escoando das bacias dos Vales. Locais já inundados continuarão em elevação e podem atingir ou até mesmo ultrapassar os níveis registrados recentemente, entre terça e quarta-feira, devido às chuvas intensas.
Diante da situação, a Defesa Civil orienta os moradores a procurarem abrigos e a não retornarem para áreas que já foram prejudicadas pela chuva. O estado já contabiliza 147 mortes, 127 desaparecidos e 806 feridos. Mais de 2 milhões de gaúchos foram afetados (2.115.703), em 447 municípios.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), fez um apelo para que os moradores de sete bairros do município que voltaram para suas casas evacuem imediatamente a região. Ele alertou sobre o acúmulo de águas nos vales dos rios Jacuí, Caí, Sinos e Gravataí.
“As águas retornarão, e se a pessoa ficar, provavelmente terá que ser resgatada”, disse o prefeito em uma postagem em sua página pessoal no Instagram. A Defesa Civil continua monitorando a situação e emitirá novos comunicados conforme necessário.