Gente, os haters fizeram a festa com a minha pessoa depois que escrevi aqui que podemos pegar Sífilis na academia pela falta de higiene nos equipamentos.
Não leu a matéria, então clica aqui.
Sobre o contágio da Sífilis, eu conversei com a infectologista Vanessa Santos. Ela tem graduação em Medicina na Universidade Estadual do Pará com Residência Médica em Infectologia no Hospital Universitário João de Barros Barreto, pela UFPA. Também é Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos e Coordenadora do Comitê de Prevenção de Germes Multiresistentes desta Instituição. E não para por aí, ela compõe o Corpo Clínico da Unidade de Terapia Intensiva no hospital HSM e o Serviço de Infectologia do Hospital Guadalupe. Ta bom pra vocês esse currículo?
Depois de toda polêmica, conversei de novo com a nossa graduada infectologista e agora vamos desenhar para ver se os haters entendem os riscos e passam a limpar os equipamentos da academia:
Sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. É uma doença transmitida pela via sexual (sífilis adquirida) e verticalmente (sífilis congênita) pela placenta da mãe para o feto.
O contato com as lesões contagiantes (cancro duro e lesões secundárias) pelos órgãos genitais é responsável por 95% dos casos de sífilis.
Mas existem as transmissões indiretas que acontecem através de objetos contaminados, tatuagem e transfusão sanguínea.
Entre os objetos contaminados, que podem ser inúmeros, estão incluídos os aparelhos de academia.
Por que isso acontece?
Porque as lesões que surgem por conta da doença seja na pele e nas mucosas, são ricas em treponemas (bactérias) e altamente contagiosas. Portanto sim, existe possibilidade de transmissão.
Se considerarmos as várias apresentações e estágios da doença, as lesões podem acometer mucosa oral, pele em geral, regiões palmares e plantares, até a face
Na sífilis, o indivíduo pode ter lesões no corpo todo, igual psoríase. A pessoa pode estar com a doença, não saber e através dessas diversas formas pode sair transmitindo.
Estágios e Sintomas da sífilis:
- Primária: Pequenas feridas nos órgãos genitais (cancro duro) que desaparecem espontaneamente e não deixam cicatrizes; gânglios aumentados e ínguas na região das virilhas;
- Secundária: Manchas vermelhas na pele, na mucosa da boca, nas palmas das mãos e plantas dos pés; febre; dor de cabeça; mal-estar; inapetência; linfonodos espalhados pelo corpo, manifestações que também podem regredir sem tratamento, embora a doença continue ativa no organismo;
- Terciária: Comprometimento do sistema nervoso central, do sistema cardiovascular com inflamação da aorta, lesões na pele e nos ossos.