Termina em 4 de maio o prazo para o brasileiro regularizar a situação de seu título de eleitor. Passada esta data, quem ainda apresentar alguma pendência junto à Justiça Eleitoral não poderá votar nas eleições de 2022.
Este ano, a votação irá definir os eleitos para os cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
PENDÊNCIAS
O dia 4 de maio, próxima quarta-feira, é o prazo válido para aquelas que precisam, por exemplo, acertar pendências e multas relativas a ausências nas eleições anteriores. Caso o eleitor não tenha votado por três eleições seguidas e teve seu título cancelado, ele também deve regularizar sua situação até a próxima quarta-feira.
COMO VERIFICAR SE O TÍTULO ESTÁ REGULAR
Para saber se o seu título está regularizado, você deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no aplicativo e-Título, que pode ser baixado no seu smartphone, e que também é válido como um título eleitoral digital e está disponível gratuitamente.
Pelo site, você deve clicar em “Situação Eleitoral”. A consulta pode ser feita com nome completo, número do título de eleitor ou CPF.
Já no aplicativo e-título, você deve clicar em “mais opções” e, em seguida, clicar em “quitação eleitoral” para emitir o certificado.
COMO REGULARIZAR O TÍTULO
Para regularizar o título, o eleitor pode fazer tudo sem sair de casa ou, se preferir, pode se dirigir a um cartório eleitoral. Caso opte por realizar tudo de forma online, basta acessar o sistema Título Net e seguir o passo a passo.
O sistema irá pedir seus dados pessoais para que possa dar sequência no atendimento online:
Caso exista algum débito com a Justiça Eleitoral, será necessário que o eleitor gere uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Após isso, ele deve fazer o pagamento desta guia e aguardar a identificação da quitação pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral onde for inscrito.
Após isso, o eleitor vai precisar reunir os dados que serão fornecidos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado correspondente. O procedimento é feito pela internet.
Documentos exigidos:
- Documento oficial de identidade com foto;
- Comprovante de residência recente;
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver);
- Certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).
O requerimento será concluído após análise das informações prestadas e dos documentos apresentados. Todo o processo pode ser acompanhado no sistema Título Net.