Hoje, 12, o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), serão diplomados em cerimônia realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 14h.
A diplomação é o último passo de oficialização do processo eleitoral antes da posse que acontece no dia 1° de janeiro, em Brasília. São esses diplomas que habilitam o presidente e o vice eleitos a tomarem posse nos cargos que foram escolhidos pelo povo.
COMO SERÁ
De acordo com o TSE, aproximadamente mil pessoas foram convidadas para acompanhar a solenidade que tem previsão de começo para às 14h. Ainda segundo o TSE, Lula e Alckmin serão conduzidos ao plenário por dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral, que serão escolhidos pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
A cerimônia deve seguir os seguintes passos:
- Presidente do TSE, Alexandre de Moraes, abre a sessão;
- Hino nacional é executado;
- Presidente e vice eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), recebem diplomas;
- Presidente diplomado discursa;
- Presidente do TSE discursa.
Na manhã de hoje, Lula usou as redes sociais para comentar sobre o compromisso mais importante do dia. “Hoje serei diplomado mais uma vez como presidente do Brasil. Última cerimônia antes da nossa posse, no dia 1° de janeiro”, disse.