Muitas pessoas tem dúvidas sobre o que se pode falar em uma sessão com um psicólogo. É como se houvesse algum tipo de padrão envolvendo o trabalho dos especialistas, mas não há. Confira três dicas para se sentir mais confortável em uma sessão com um profissional.
O QUE DIZER?
Não existe um padrão para as respostas, além de ser muito comum se sentir nervoso e inseguro sobre o que falar, especialmente se há pontos sensíveis e possíveis traumas em sua história de vida.
Se estiver nervoso, tente falar sobre o que te motivou a procurar o psicólogo. Se mesmo assim tu te sentires desconfortável, o ideal é abrir o coração e falar sobre esse desconforto e a insegurança vivenciados naquele momento.
FALAR SOBRE…
Durante uma sessão com um profissional, não se é obrigado a nada, não existe assunto obrigatório em psicoterapia. Ainda mais em uma primeira sessão. Agora, é comum que demandas aparentemente individuais, algo que parece ser apenas do paciente, possam ter forte conexão com as relações familiares, histórias da infância.
Porém, a psicoterapia deve ser um processo de autoconhecimento cuidadoso – o psicólogo não vai forçar a barra contigo. Os conteúdos difíceis de falar são trabalhados com paciência e técnicas cuidadosas.
É DOLOROSO?
Não dá para saber se haverá um sofrimento por parte do paciente nas sessões. Para algumas pessoas, a busca pelo autoconhecimento pode ser uma jornada difícil, a depender da história de vida e experiências que viveu até aquele momento.
O sofrimento na terapia também não pode ser entendido como balizador do sucesso desse processo. Alguns pacientes conseguem ganhos em pouco tempo e lidam de forma menos dolorosa com as vivências ruins do passado, mas, não há regra ou padrão quando se trata de seres humanos.
Juliana Galvão
Psicóloga
CRP 10/3645