O BT recebeu a denúncia de uma moradora do bairro da Marambaia, em Belém, que buscou atendimento no posto de saúde comunitário UMS Tavares Bastos, no último sábado, 28. De acordo com a denunciante, a sala de vacinação da unidade estaria sem funcionar há cerca de sete meses.
“Desde outubro do ano passado a sala de vacinação da UMS Tavares Bastos está interditada. Uma funcionária me disse que não tem previsão para (a sala) ser reativada e voltar a vacinar. Estamos em campanha de vacinação, as salas das unidades precisam funcionar para atender e imunizar a população”, disse Larissa.
Segundo Larissa, ela tenta vacinar a filha de 8 meses na UMS Tavares Bastos, mas não consegue pelo problema da sala de vacinação.”Moro bem perto da UMS Tavares Bastos e descobri que a sala está sem funcionar porque tento levar minha filha para vacinar lá, mas não consigo. Uma funcionária me disse desde outubro, quando teve uma tempestade em Belém, vários bairros ficaram sem energia, e a geladeira da sala de vacinação (que armazena as vacinas) queimou, segundo uma funcionária me disse quando perguntei. Depois disso nunca mais funcionou a sala. Não sei se o motivo ainda é esse”, comentou.
Belém segue com constantes campanhas de vacinação contra a Covid-19, Influenza e outras doenças, como poliomielite. Segundo a secretaria municipal de saúde, 60 pontos espalhados pela capital paraense atendem e imunizam a população da cidade.
Sobre esta denúncia relatada na UMS Tavares Bastos o BT entrou em contato com a Sesma. Em nota a Secretaria confirmou que a sala de vanição da UMS Tavares Bastos está sem funcionar desde o ano passado e ainda afirmou que a sala de vacina não está adequada para o recebimento dos imunizantes.
De acordo com o órgão de saúde municipal, além da Tavares Bastos mais cinco unidades estão com a vacinação suspensa temporariamente para a manutenção da sala de vacina, são elas:
UMS Jurunas – Rua Fernando Guilhon, S/N;
– UMS Curió – Curió – Pass. Eng.Alberto Engelhard – Estrada da Ceasa;
– UMS Cremação – Rua dos Pariquis, 2906 – Cremação ;
– USF Parque Guajará – Av. Augusto Montenegro, S/N – Parque Verde;
– USF Carmelandia – Rua Tancredo Neves, 2 – Mangueirão.
Confira a nota da Sesma na íntegra:
“A sala de vacina não está adequada para o recebimento dos imunizantes. A coordenação de imunização da Sesma está adequando um novo espaço na unidade que seja mais adequado para o atendimento aos usuários. Os usuários são direcionados para outras unidades do distrito DAENT, como a UBS Marambaia, UMS Providencia, UBS Castanheira e UMS Águas Lindas, além do Parque Shopping, que agora também está com sala de vacina de segunda à sábado.
Além da Tavares Bastos mais cinco unidades estão com a vacinação suspensa temporariamente para a manutenção da sala de vacina, são elas:
UMS Jurunas – Rua Fernando Guilhon, S/N;
– UMS Curió – Curió – Pass. Eng.Alberto Engelhard – Estrada da Ceasa;
– UMS Cremação – Rua dos Pariquis, 2906 – Cremação ;
– USF Parque Guajará – Av. Augusto Montenegro, S/N – Parque Verde;
– USF Carmelandia – Rua Tancredo Neves, 2 – Mangueirão.
Por fim, a nota informa que a Sesma está ampliando a quantidade de salas de vacinação para facilitar o acesso da população aos imunizantes. São mais de 40 espaços ofertados nas UBS, além do fechamento de parceria com instituições parceiras como universidades (Unama, Fibra, Unifamaz e Uepa), hospitais militares (Marinha, Exército e Aeronáutica) e Shoppings ( Pátio, Parque, Bosque, Boulevard e It Center). Com a vacinação sendo estendida aos sábados. Detalhes: Vacinação será retomada nesta terça-feira, 2, em mais de 40 locais em Belém http://agenciabelem.com.br/Noticia/233552/vacinacao-sera-retomada-nesta-terca-feira-2-em-mais-de-40-locais-em-belem“.