//

‘Sangue Dourado’: doador com tipo sanguíneo raro salvou mais de 2,4 milhões de bebês

James Harrison passou mais de 60 anos ajudando diversas mães e bebês com seu sangue raro.

O australiano James Harrison passou 60 anos como doador de seu tipo sanguíneo raríssimo, apelidado de ‘sangue dourado’. James, que ‘se aposentou’ das doações em 2018, salvou aproximadamente 2,4 milhões de vidas nesse período.

Harrison descobriu sua peculiaridade sanguínea aos 14 anos, quando precisou passar por uma delicada cirurgia em que precisou de transfusões de sangue. Acontece que seu sangue possui um anti-corpo utilizado para a produção de vacinas para mães que podem ter seus bebês afetados pela chamada ‘’Doença de Rhesus’’ ou eritroblastose fetal.

Conheça o homem doador do ‘sangue dourado’. Reprodução: O Globo.

A vacina é feita com o anti-corpo Anti-D. Ela previne a Doença Hemolítica Perinatal (DHPN), que causa anemia, aumento do fígado e do baço, danos cerebrais, insuficiência cardíaca e até morte de recém-nascidos. 

ENTENDA OS TIPOS SANGUÍNEOS 

O ser humano pode conter um dos quatros tipos sanguíneos a seguir: A, B, AB e O. Essa identificação é feita pela presença ou não de antígenos A e B que vão ter uma resposta imune se o glóbulo vermelho injetado em uma pessoa não for compatível com seu sangue. 

O tipo sanguíneo A tem antígenos A, o tipo sanguíneo B tem antígenos B, o tipo sanguíneo AB tem os antígenos A e B e o tipo sanguíneo O não tem nenhum antígeno.

Além desses fatores, há outras proteínas encontradas nas células sanguíneas, o fator Rh (D), que determina se um tipo sanguíneo é positivo (+) ou negativo (-), devido a presença ou não deste componente.

Um ser humano de sangue tipo O negativo, não recebe nenhuma uma resposta imune, por essa razão é chamado de ‘doador de sangue universal’. Entretanto, estas pessoas só podem receber sangue de outro doador O negativo (que também não tenha a presença da proteína).

Os tipos sanguíneos determinam as doações e transfusões de sangue. Fonte: Getty Images.

ENTENDA O ‘SANGUE DOURADO’

No ‘sangue dourado’ de James, não há a presença de nenhum dos antígenos Rh, a não ser o antígeno Rh (D), pois este tipo sanguíneo possui mutações genéticas que seriam responsáveis por produzir estes elementos, logo, havendo a ausência deles. Até os dias atuais, pesquisas apontaram menos de 50 pessoas no mundo inteiro com o ‘sangue dourado’ doado por Harrison.