////

Saúde: Além do repasse para Belém, governador Helder Barbalho anuncia planejamento para o estado

Na quinta-feira, 23, o Termo de Cooperação com a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado foi assinado para a transferência de R$ 30 milhões destinados para atender a área da saúde de Belém. Os recursos serão repassados por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O ato aconteceu no Palácio dos Despachos, no centro da capital paraense.

O Tribunal de Contas do Estado vai acompanhar de perto os repasses que serão parcelados de três vezes, de acordo com a necessidade da gestão municipal de Belém.

Ao BT, o governador Helder Barbalho celebrou o ato para normalizar o serviço essencial para o população e os mais de 70 mil belenenses que não possuem plano de saúde. “É fundamental que nós possamos colaborar entre si, com o intuito de servir á população. É fundamental que o sistema de saúde do município tenha capacidade de atender ás pessoas. Seja numa unidade de pronto-atendimento, seja no pronto-socorro. Para que nós possamos com isso assegurar o direito de cada cidadã e cidadão de poder ser acolhido ao momento da necessidade da assistência em saúde, e o governo do estado disponibiliza os recursos para permitir com que a Prefeitura de Belém possa estabilizar e normalizar os seus procedimentos e consequentemente ter capacidade de bem atender à nossa população”, afirmou.

Governador Helder Barbalho e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues assinam termo de cooperação para melhorar os serviços de saúde de Belém. Imagem: Reprodução.

PLANEJAMENTO PARA A SAÚDE

Além desta medida, o governador também revelou o planejamento de obras e entregas que serão feitas para o setor da saúde em todo o Pará.

“Festejo este momento, mas acima de tudo, que possamos rapidamente, a prefeitura de Belém, com estes recursos, ter a capacidade de atender e assegurar com que o sistema de saúde da capital possa estar normalizado, assegurando à população a tranquilidade e a segurança de que, aqueles que necessitarem ir a uma unidade de saúde, estejam sendo atendidos, estejam sendo cuidados pelo sistema de saúde pelo serviço municipal”, enfatizou Helder sobre a finalidade do repasse emergencial.

OUTROS MUNICÍPIOS

Na ocasião, Barbalho também abordou os próximos passos da gestão estadual para aperfeiçoar o serviço de saúde pública em todo o estado.

“Para o nosso planejamento: a viabilização do Hospital do Coração, em Belém. Nós precisamos compreender de que não deve acontecer a centralização na capital, e os investimentos em saúde é fundamental que nós possamos garantir o serviço de saúde para os municípios, como, Marabá, com a construção do novo hospital. Assim, cada vez mais o estado esteja a capacitado para salvar vidas”, frisou.

ENTREGAS

Ainda em 2023, obras em andamento e reformas estão sendo concluídas, de acordo com Helder.

“Nós prosseguiremos com o nosso planejamento. E particularmente para Belém, ainda no ano de 2023 estaremos entregando o Hospital Pronto Socorro na Augusto Montenegro, que representa o incremento de mais de 120 leitos de urgência e emergência, que depois de 20 anos, a capital terá o terceiro Pronto- Socorro para atender aquela região da cidade. Da mesma forma, também estamos avançando já na fase de conclusão da construção do hospital público da Mulher. Hospital especializado para atendimento às mulheres”, contou.

Governador Helder Barbalho fala sobre o planejamento em saúde para o estado. Imagem: Reprodução.

“As pessoas possam ser assistidas próximo das suas casas, e por isso, estaremos entregando este ano o hospital regional da PA- 279, no município de Ourilândia, para atender outros municípios próximos. Estamos com obras avançadas no hospital em Rio Maria. Ampliamos a estrutura do hospital regional do município de Redenção. Também no hospital regional de Altamira estamos avançando. Vamos ampliar o hospital regional no município de Marabá. Ainda a construção de um novo hospital regional em Tucuruí. Assim, estamos ampliando a capacidade do Estado de atender às pessoas, desde urgência e emergência, até a alta complexidade para salvar vidas e atender bem ao povo do Pará”, finalizou Barbalho sobre as próximas novidades para a saúde no Pará.