Doenças como depressão e ansiedade precisam de tratamento adequado. O suicídio, como um problema de saúde pública, é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, a OMS. Procurar ajuda profissional pode ser determinante em muitos casos. O mês de setembro conta com a campanha setembro amarelo que trata sobre o alerta para a conscientização e prevenção do suicídio, entretanto, a saúde mental deve ser discutida sempre.
Em Belém, há locais onde se pode encontrar atendimento gratuito. Veja alguns deles:
CAPS
Os Centros de Atenção Psicossocial oferecem serviços gratuitos de apoio às pessoas com transtorno mental, em sofrimento e também pessoas com necessidades de ajuda decorrentes do uso de álcool e outras tipos de drogas.
No site do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), que você encontra clicando aqui, é possível acessar a lista dos CAPS em cada cidade e município do estado do Pará, com todos os endereços e telefones de contato.
CLÍNICA DE PSICOLOGIA DA UNAMA:
A clinica atende estudantes e populares em geral que precisam de ajuda.
Horário: 8h às 12h; 14h às 18h; 18h às 20h
Telefone: 4009-3012
Endereço: Campus Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia, Bloco F.
CLÍNICA DE PSICOLOGIA DA UFPA
Atende a população em geral
Não precisa de agendamento prévio no site. Veja informações na página da Saest Ufpa clicando aqui ou no site da universidade clicando aqui Contatos: (91) 98429-0279, para falar com Roseane; (91) 98382-9628, para falar com Fernanda
ATENDIMENTO PSICOLÍGICO DA UFRA
Para alunos (as) da Universidade Rural da Amazônia. Todas as informações no site da instituição que você encontra clicando aqui.
Horário: a combinar, de segunda a sexta-feira
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – CVV
O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
Atendimento 24 horas
Telefone: 188