Pela primeira vez em 76 anos, uma reunião anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) recebeu crianças da primeira infância, entre os 3 e 5 anos de idade. A atividade foi proposta pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), que está recebendo alunos de várias escolas municipais na tenda Mairi das Infâncias, onde realiza oficinas lúdicas para incentivar os pequenos futuros cientistas. O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou as instalações da SBPC, na Universidade Federal do Pará, na manhã desta quarta-feira, 10, e conversou com os alunos sobre a importância da iniciação científica.
OFICINAS LÚDICAS PARA OS PEQUENOS CIENTISTAS
O espaço Mairi das Infâncias oferece quatro oficinas de introdução aos saberes científicos de forma lúdica: A Usina de Pigmentos Naturais; a Química das Bolhas de Sabão; A transformação com Argila e Os Mobiles – brinquedos de equilíbrios e ventos, como conta Nilcilene Dias, Coordenadora da Educação infantil da Semec.
“Na reunião de organização da SBPC aqui em Belém descobrimos que em 76 anos, nunca as crianças da primeira infância tinham tido um espaço dentro desse evento. Então, propusemos um espaço de experimentação científica a partir da ludicidade, que é o meio como as crianças aprendem”, explica a coordenadora, Nilcilene Dias.
“Trouxemos oficinas de pigmentos naturais, que busca por meio da ancestralidade as cores, as misturas, os elementos químicos da natureza; a química das bolhas de sabão, que também explica os elementos químicos que se misturam e como as bolhas se constituem; a transformação com argila e os móbiles de equilíbrios e ventos e ao longo desse processo a gente descobre que está fazendo história porque estamos inaugurando o espaço de experimentação científica para a primeira infância”, complementa a coordenadora.
“É a primeira vez em 76 edições da reunião anual do SBPC, que é o maior evento científico da América Latina e um dos maiores do mundo, que as crianças com menos de 6 anos participam do evento. Portanto, estamos fazendo história e eles estão interessados já em replicar essa experiência. A partir de agora, sempre teremos não só os jovens do ensino fundamental maior, mas as crianças também passam a participar. Está de parabéns toda a equipe da Semec que teve essa sensibilidade de incluir as crianças no evento”, declarou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
PARTICIPANTES
Além das crianças do ensino infantil, a Semec também levou para o evento as experiências com Robótica, por meio do Centro Educacional de Inovação Tecnológica e Computacional; com a Educação antirracista, por meio da Coordenadoria de Educação para Relações Étnico-Raciais; com a Educação do Campo, com a Coordenadoria da Educação do Campo, das Águas e das Florestas. O evento da SBPC recebeu ainda, as experiências da Educação Inclusiva, por meio do Centro de Referência em Inclusão Educacional, além do Ecomuseu, ações do Núcleo de Arte, Cultura e Educação e a Literatura Infantil e Igara literária, levado pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares.
Apresentar os resultados das pesquisas e dos projetos realizados pelos alunos nas diferentes áreas das escolas de Belém, mostra que o investimento da Prefeitura em educação vai além das reformas das 76 unidades educacionais, como enfatiza a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos.
“As escolas municipais têm muita vida e muita educação de qualidade. Participar de um evento internacional, o maior encontro de cientistas da América Latina, protagonizando, porque nós aqui não estamos apenas participando, nós estamos trazendo tudo de melhor que as nossas escolas produzem, e o mundo está vendo isso, e quer replicar em outros lugares, por exemplo a Mairi das Infâncias”, celebra a secretária.
A 76ª Reunião Anual da SBPC segue até o dia 13 de julho, na Universidade Federal do Pará, no campus Guamá.