Na manhã desta segunda-feira, 8, teve início o maior evento científico da América Latina, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento conta com exposições que abrangem diversas áreas do conhecimento, como ciência, tecnologia, cultura e inovação e acontece no campus Guamá da Universidade Federal do Pará.
É lá o palco para as tendas da SBPC Jovem, Paneleiro, Infâncias Mairi, Expotec, Afro e Indígena, além da Feira de Economia. O evento também oferece palestras, minicursos e conferências.
A programação da SBPC é gratuita e aberta ao público. Entre as diversas atrações, os visitantes podem conhecer o funcionamento de um planetário, descobrir as larvas de animais marinhos e experimentar, na prática, como ocorrem eventos físicos.
Além das atividades educacionais e interativas, o evento também conta com a participação de renomados cientistas e especialistas, que estão compartilhando seus conhecimentos e discutindo os últimos avanços em suas respectivas áreas.
Entre os destaques do primeiro dia, está a conferência da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, MTCI, Luciana Santos, que anunciou o investimento de cerca de R$ 500 milhões em programas de desenvolvimento sustentável na Amazônia, de combate à insegurança alimentar e erradicação da fome.
Outro ponto alto foi a demonstração de experimentos físicos e químicos, fósseis de animais marinhos, museus itinerantes, atividades lúdicas e o planetário móvel, que encantou os visitantes com projeções espaciais de astronomia. O evento também promove a integração cultural, com apresentações artísticas e exposições de arte indígena e afro-brasileira, proporcionando uma visão mais ampla e inclusiva da ciência e da cultura.
A programação continua ao longo da semana, com diversas atividades planejadas para todos os públicos. Para mais informações sobre os próximos dias de SBPC, os interessados podem acessar o site oficial ou visitar as redes sociais do evento.