No último sábado, 30, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou uma ação especial em alusão a Páscoa para crianças e moradores da comunidade vizinha ao Complexo Penitenciário de Santa Izabel e, também, no município de Marituba.
A iniciativa foi uma ação entre Policiais Penais da Seap do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e do Grupamento de Busca e Recaptura (GBR), e do Comando de Operações Penitenciárias (COP).
Trabalho Prisional – Internas da Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF) de Ananindeua, produziram cinco mil ovos, bem como, a confecção de trufas e chocolates decorativos. Ao todo, foram utilizados cerca de 350kg de chocolate.
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Diretoria de Trabalho e Produção (DTP), desenvolveu a produção de ovos de chocolate para doação.
O comandante do GAP, Júlio Cesar Néris, coordenou a ação e contou a importância da iniciativa.“A gente acaba percebendo que essas pessoas aqui estão tão próximas, às vezes, e a gente preocupado, lá dentro, com o trabalho diário. Hoje nós temos a oportunidade de conviver e compartilhar esses momentos com eles. Só tenho a agradecer à secretaria pela oportunidade, que nos proporciona esses momentos. Desejo uma feliz Páscoa para todos nós”, desejou o comandante Néris.
O capitão PM, Valdo Medeiros, do COPE, destaca a cooperatividade da ação. “A comunidade, ela tem que olhar para nós de forma que ele entenda o papel da Seap na ressocialização do indivíduo. Uma ação dessa é importante porque ela abre portas no coração das pessoas, abre portas na forma como elas enxergam o sistema prisional. Então quero aqui dar os parabéns à Seap e toda a equipe, todos os seguidores da Seap em especial. Para nós, policiais militares, é uma honra especial estar aqui e participar desse evento”, contou o capitão Medeiros.
Ação especial da Páscoa – Na última quarta-feira, 27, a Seap iniciou a distribuição dos primeiros mil ovos para servidores da Seap com filhos menores de até 12 anos. No próximo dia 5 de abril, irá acontecer a terceira e última doação, no qual irá contemplar filhos dos internos do sistema prisional da Região Metropolitana de Belém (RMB), inscritos para realizarem visitas.
Moradores ficaram encantados com a ação – Os moradores da Vila de Americano, quando descobriram do que se tratava, logo deram largos sorrisos que multiplicava entre adultos, idosos e principalmente nas crianças. A pé, correndo, de bicicleta ou mesmo no colo dos pais e mães, elas se aproximaram nos pontos em que as equipes de policiais passavam.
Danilo de Souza Machado, é locutor de esporte e mora a vida inteira na Vila de Americano e considerou a ação é muito positiva para a comunidade. Ele conta que durante muito tempo a Vila e seus moradores sofreram com o preconceito e discriminação por serem vizinhos do Complexo Penitenciário de Santa Izabel. “Muitas pessoas diziam que a população daqui não possuía nenhum atributo ou fundamento por morarmos na Vila de Americano”, destacou.
A pedagoga Antonia Santos foi uma das pessoas que se assustaram primeiramente com a chegada das viaturas, mas ao ver a distribuição dos ovos para a criançada, mudou completamente o semblante. Para ela, há um simbolismo muito grande ao ver um policial fardado realizando a entrega do ovo de Páscoa. “Acaba motivando também, estimulando as crianças na parte da segurança pública e do afeto”, concluiu.
*Matéria realizada com informações do Portal Agência Pará.