//

Sebrae apoia empreendedores paraenses visando à COP 30

A  realização da 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025, Belém (PA), está atraindo os olhares do mundo para a Amazônia e abrindo um leque de oportunidades de negócios para os empreendedores paraenses. 

Para apoiar os empresários de pequenos negócios, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA)  tem atuado para que eles possam aproveitar esse cenário positivo para empreender. 

Desde 2023, estão sendo realizadas ações de capacitação para empreendedores paraenses. Cursos como língua estrangeira e oficinas de conhecimento básico para cadastro em aplicativos de hospedagem foram disponibilizados. Foto: Reprodução internet

Em parceria com o governo do Estado na preparação de Belém para a COP 30, a entidade vem desenvolvendo ações que já estão permitindo que os empreendedores de pequenos negócios sejam beneficiados com a realização da conferência no Pará.

Desde 2023, estão sendo realizadas ações de capacitação, como cursos em língua estrangeira e oficinas de conhecimento básico para cadastro em aplicativos de hospedagem, eventos de sensibilização do setor produtivo e outros trabalhos.

O Sebrae/PA também faz parte do Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração e implementação do Plano de Formação e Qualificação e Capacitação Profissional para a COP 30, que reúne entidades do setor produtivo, trade turístico e equipes do governo do Estado do Pará, sob a coordenação do Comitê estadual COP 30.

Ainda no primeiro semestre de 2024, a instituição vai inaugurar uma Agência para atendimentos aos empreendedores das ilhas de Belém, no Combu, focada na COP 30.

Alimentos e bebidas, mobilidade, economia criativa e hospitalidade são as quatro grandes áreas de atuação da instituição, sendo pautadas em três eixos – pluralidade, inovação e sustentabilidade.