Após a criação da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas do Pará (Sepi) na última segunda-feira, 3, a titular da pasta tomará posse como secretária em evento às 15h desta quarta-feira, 12, no Theatro da Paz. Puyr Tembé foi indicada para o cargo por conta do reconhecido trabalho em defesa dos povos originários do estado e terá convidados como a Ministra dos Povos Indígenas Sonia Bone Guajajara e o governador Helder Barbalho.
Ver essa foto no Instagram
A nova secretaria terá administração direta e surge para planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas de interesse dos povos indígenas, de acordo com diretrizes dos órgãos federais que buscam promoção, proteção e defesa dos povos originários.
A Sepi também vai desenvolver projetos e programas que garantam a valorização, o reconhecimento, e a preservação da diversidade cultural dos povos indígenas, fortalecendo suas formas de organização tradicional.
Outros órgão trabalharão em conjunto com a Sepi, para garantir direitos aos povos originários do Pará, como as Secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Educação (Seduc).