//

Em Belém, secretária do Tesouro Americano anuncia investimentos para a Amazônia

Em visita à Belém no sábado, 27, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, anunciou um investimento financeiro para o desenvolvimento da Amazônia, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O investimento é parte do esforço da comunidade internacional para coibir as mudanças climáticas que o mundo vem passando.

Além de Yellen, o evento teve participação do governador do Pará, Helder Barbalho, do presidente do BID, e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

“Peço que os Estados Unidos assumam a responsabilidade de liderar os financiamentos necessários e as modelagens no âmbito internacional para permitir o combate às mudanças climáticas, a transição energética, a prioridade de um mundo com emissões zero e, para isso, a solução passa por um aporte relevante e histórico aqui na Amazônia, pois investir aqui é investir no futuro de toda a humanidade, de todos os continentes, de todo o planeta”, destacou o governador do Pará na ocasião.

Em resposta ao governador, a secretária do Tesouro informou que os Estados Unidos estão avançando em uma aproximação com o Governo Federal dialogando com o ministro Fernando Haddad e estudando posiciones e iniciativas, principalmente, voltadas ao crédito de carbono.

Além disso, segundo a assessoria, a secretária enfatizou a importância de posicionar os bancos multilaterais de desenvolvimento a fim de contribuírem com as metas climáticas globais.

De acordo com informações do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o “Amazônia Sempre” é um programa que tem o objetivo de ampliar o financiamento, compartilhar conhecimento estratégico para os tomadores de decisões e aumentar a coordenação regional para acelerar o desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente da região amazônica.

Secretária do Tesouro dos EUA visita Belém e anuncia investimentos na Amazônia. Imagem reprodução: Redes sociais.

AGENDA EM BELÉM PARA A AMAZÔNIA

Os representantes dos Estados Unidos, do Brasil e do Pará tiveram uma agenda extensa em Belém:

  • Houve um discurso em reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento com ministros de finanças, economia e meio ambiente da Bacia Amazônica;
  • Durante o almoço houve uma mesa-redonda com líderes brasileiros dos setores empresarial e financeiro, investidores e formuladores de políticas sobre o papel do setor privado no apoio à conservação e restauração da Amazônia;
  • No inicio a tarde foi realizado ainda uma mesa-redonda sobre crimes ambientais para avançar a cooperação regional contra finanças ilícitas associadas a crimes ambientais;
  • E por fim, aconteceu um discurso sobre o trabalho contínuo do governo Biden com aliados e parceiros globais para enfrentar as mudanças climáticas.

Leia mais: btmais.com