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Seduc divulga PSS nesta sexta-feira (8); Inscrições começam dia 18 deste mês

Além de Belém, outras cidades, incluindo Altamira, Bragança, Parauapebas, Marabá, Breves e Capanema, também terão vagas abertas para o processo seletivo

Reprodução / freepik

A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) publicou nesta sexta-feira (08), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital para o Processo Seletivo Simplificado (PSS), que visa à formação de um cadastro reserva de professores para a educação básica. As inscrições começam no dia 18 deste mês e estarão abertas até 03 de dezembro, com o resultado previsto ainda para dezembro.

As vagas destinam-se a áreas como ensino regular, língua brasileira de sinais (Libras), atendimento educacional especializado (AEE), educação do campo e educação escolar quilombola. Além da região metropolitana de Belém, outras cidades, incluindo Altamira, Bragança, Parauapebas, Marabá, Breves e Capanema, também têm vagas disponíveis. A remuneração, baseada em uma jornada semanal de 20 horas, pode alcançar R$ 2.302,74.

O processo seletivo será dividido em quatro etapas: a inscrição online no site da Seduc até 03 de dezembro; análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório, que verificará as informações fornecidas, sendo o candidato responsável pela veracidade dos documentos; avaliação do plano de aula, preenchido no momento da inscrição e de caráter eliminatório; e, por fim, a divulgação da primeira lista de convocados, prevista para o dia 30 de dezembro.

Entre as habilitações contempladas no PSS estão pedagogia, licenciatura plena em filosofia, artes, língua estrangeira, biologia e física. Os candidatos devem se inscrever na plataforma de Processos Seletivos Simplificados da Seduc e, ao final, anexar ou atualizar os documentos comprobatórios no site da Seduc em formato PDF, conforme a lista a seguir:

• Currículo de inscrição

• CPF

• RG ou CNH

• Certidão de nascimento, casamento ou declaração de união estável

• Título de eleitor e certidão de quitação eleitoral

• Comprovante de residência

• Diploma ou documento que ateste a conclusão da graduação na área escolhida

• Histórico acadêmico

• Certificados de cursos realizados nos últimos cinco anos

• PIS/PASEP/NIS/NIT

• Diploma ou documento que comprove a conclusão da pós-graduação informada

• Comprovante de atualização cadastral do CPF obtido no site da Receita Federal

• Comprovante de atualização cadastral do E-SOCIAL obtido no site do INSS

• Carteira de reservista ou comprovante de dispensa

O processo seletivo será dividido em quatro etapas: a inscrição online no site da Seduc até 03 de dezembro; análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório, que verificará as informações fornecidas, sendo o candidato responsável pela veracidade dos documentos; avaliação do plano de aula, preenchido no momento da inscrição e de caráter eliminatório; e, por fim, a divulgação da primeira lista de convocados, prevista para o dia 30 de dezembro.