///

Seduc promove campanha de conscientização sobre o HIV e convida para doação de sangue

Como parte da campanha “Dezembro Vermelho”, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu encontro para conscientizar profissionais da educação sobre a importância da prevenção e tratamento do vírus HIV, além de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação teve organização da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) e ocorreu na última quinta-feira, 1, no hall do auditório Prof. Dionísio Hage, localizado na sede da órgão na capital.

A data é reconhecida como Dia Mundial de Combate à Aids, doença relacionada ao vírus HIV e, segundo a coordenadora em exercício da CAS, Ivelene Moura, a Seduc realiza um trabalho efetivo para levar informações aos servidores sobre ISTs. Afinal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas em 2021, aproximadamente 650 mil pessoas morreram de causas relacionadas ao HIV, além de 1,5 milhão terem adquirido o vírus.

“Realizamos ações de orientação e encaminhamentos nos diversos setores da Secretaria, por meio da nossa equipe de enfermagem. Os locais disponíveis para fazer o teste rápido e seu encaminhamento são alguns dos procedimentos efetuados pelos profissionais de saúde”, informou.

DOAÇÃO DE SANGUE

Em uma parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), o órgão de educação anunciou aos servidores que haverá, nos próximos dias, uma campanha de doação de sangue e medula óssea. A iniciativa visa manter a regularidade do estoque de sangue da instituição e garantir o atendimento para a rede hospitalar paraense, sendo que apenas uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas, como conta a enfermeira da CAS, Rita de Cássia.

“A gente tem que ter essa empatia, sempre se colocando no lugar do outro, e aqui na CAS nós trabalhamos pontualmente todas essas ações de saúde ao longo de todo o ano. Agora a campanha do Hemopa tem o tema ‘Na Copa da vida, todos os doadores são campeões’ “, diz ela.

Ivelene Moura também ressalta que a parceria é importante, pois o banco de sangue costuma ter baixos índices de doações durante as festas de final de ano.