Seis pacientes são infectados com HIV após transplante; caso é inédito no país

Imagem: Reprodução/ Internet

Seis pacientes que receberam transplantes de órgãos no Rio de Janeiro foram infectados com o vírus HIV após exames dos doadores darem “falso negativo”. A situação foi divulgada nesta sexta-feira, 11. 

Os testes foram conduzidos pelo laboratório PCS LAB, de Nova Iguaçu (RJ), contratado emergencialmente pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) no fim do ano passado. O primeiro caso foi descoberto quando um paciente, transplantado há nove meses, apresentou sintomas neurológicos e testou positivo. 

hiv
Teste de HIV | Rovena Rosa/Agência Brasil

A infectologista e coordenadora da Comissão de Infecção em Transplante da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Lígia Câmera Pierrotti, afirmou ao G1 que a situação é um caso inédito na história do serviço de transplantes do País: “O Brasil realiza um número muito grande de transplantes desde a década de 60, sendo o quarto país que mais realiza transplantes de fígado e rim no mundo, reconhecido internacionalmente pela qualidade de sua atividade, sem casos de transmissão de HIV até então”, diz Pierrotti

Conforme informações da BandNews, o total de pessoas infectadas pode alcançar 600. O Hemorio, hemocentro do Rio de Janeiro, está examinando mais 288 doadores.