O XI Seminário Nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) traz uma série de minicursos com o objetivo de promover discussões sobre como processos de avaliação e monitoramento podem integrar saberes rumo ao desenvolvimento sustentável. Com o tema “Avaliação: como integrar saberes para ver e agir rumo ao desenvolvimento sustentável”, o evento busca reunir especialistas e interessados na área para um intercâmbio de conhecimentos e práticas.
O seminário, que ocorre de 24 a 26 de junho, em Belém, oferecerá sete minicursos no primeiro dia do evento. Ministrados por profissionais de instituições e empresas parceiras da RBMA, esses cursos terão uma carga horária de seis horas, começando às 09h e encerrando às 16h30.
Os parceiros envolvidos incluem o Instituto Votorantim, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), o Centro CLEAR da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Vale. Cada instituição trará sua expertise para abordar diferentes aspectos do tema central do seminário.
OS TEMAS DOS MINICURSOS DO SEMINÁRIO SERÃO:
- Ferramentas para diagnósticos para atuação climática em nível local – Instituto Votorantim
- Vigilância Socioassistencial como semântica do acesso a direito e proteção social: uma abordagem a partir das Ferramentas Informacionais do MDS – SAGICAD – MDS
- Curso Básico de Monitoramento e Avaliação de Projetos e Programas com Equidade – RBMA
- Avaliação participativa: princípios, ferramentas e experiências – RBMA
- Avaliação de impacto social segundo o protocolo SROI (Social Return on Investment / Retorno do Investimento Social) – IDIS
- Avaliação Executiva: evidências para tomada de decisão ágil – FGV Clear
- Índice de pobreza multidimensional – Vale
Para se inscrever, clique aqui.