//

Semob fala sobre caso ‘Dona Semob’: “Não tem competência”

Na última segunda, 12, viralizou nas redes sociais um registro de uma mulher com capacete na cabeça e um apito na boca organizando o trânsito em uma avenida de Belém. O caso aconteceu na avenida Almirante Tamandaré, no cruzamento com a travessa São Francisco, onde um semáforo não estava funcionando.

Acerca da situação, o BT pediu um posicionamento à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que respondeu afirmando que enviou uma equipe técnica ao local para avaliar a situação e acionou a concessionária de energia responsável para religar o semáforo na via.

Semob

O órgão também falou sobre a iniciativa da mulher em organizar o trânsito, uma vez que no momento do vídeo, não havia nenhum agente de trânsito da Semob atuando no local, como deveria haver:

“Ela não tem competência para atuar, podendo responder pelo ato”.

Confira a nota completa da Semob sobre o caso:

“A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) enviou equipe ao referido cruzamento (Av. Almirante Tamandaré com a Travessa São Francisco) para verificar a situação do semáforo. A equipe técnica, ao avaliar o equipamento, constatou que estava apagado devido à falta de energia no local e prontamente acionou a concessionária de energia. O semáforo do local voltou a operar normalmente por volta de 16h30. A Semob ressalta, que realiza a manutenção rotineira dos semáforos da cidade, que por qualquer motivo apresentem problemas, como furto de cabos, variações de energia elétrica e as constantes chuvas e busca resolver o problema o mais rápido possível. A autarquia disponibiliza seus canais de atendimento, por meio da Ouvidoria, por meio do site (semob.belem.pa.gov.br); e-mail ([email protected]); ou Whatsapp, no número (91) 98415-4587 (somente mensagem de texto), para que as reclamações sobre pane em semáforo sejam recebidas, averiguadas e solucionadas. Quanto à mulher que aparece orientando o trânsito no referido vídeo, a Semob esclarece que ela não tem competência para atuar, podendo responder pelo ato, caso haja algum sinistro, conforme a lei federal n°14.229 de 2021, que trata dos conceitos e definições do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Semob orienta, que em casos de semáforo com problema, como do vídeo, os condutores devem seguir as regras de circulação previstas no CTB, dirigindo com mais atenção nesses casos. Seguindo as leis de trânsito, o condutor evita imprudências, infrações, multas, sinistros e mortes no trânsito.”

Leia mais: btmais.com