A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Guarda Municipal de Belém (GMB), viabiliza apoio às demais forças de segurança para garantir a fluidez e a segurança viária dos participantes das 14 romarias oficiais do Círio 2024.
Ao longo desta semana, a Semob destacará um efetivo de 137 agentes de trânsito e de transporte, em regime de escala, para atuar nas sete primeiras procissões que ocorrem nesta semana, incluindo o Círio.
ANANINDEUA
As avenidas Generalíssimo Deodoro, com a avenida Nazaré, e José Malcher com a Vila Leopoldina e com a avenida Generalíssimo Deodoro, ficaram fechadas temporariamente para garantir a segurança viária dos romeiros e dos participantes da romaria do Traslado, cujo trajeto envolve os municípios de Ananindeua e Marituba.
BLOQUEIOS DA SEMOB
Os bloqueios e orientação no trânsito a condutores e pedestres serão feitos pelos agentes da Semob e GMB, do Santuário até o Entroncamento, envolvendo 24 agentes em oito viaturas. A partir a BR-316, fica sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal, com o apoio da Polícia Militar, Detran e órgãos de trânsito de Ananindeua e de Marituba.
A Romaria Rodoviária sairá da Igreja Matriz, às 5h00 do sábado, dia 12, com destino ao trapiche de Icoaraci. Os agentes da Semob atuarão a partir a avenida Augusto Montenegro, com o Entroncamento, na desobstrução dos acessos e, no Distrito de Icoaraci, nas ruas Manoel Barata com São Roque, Siqueira Mendes com São Roque e com Pimenta Bueno e Lopo de Castro com a 3ª. Rua. Essa equipe é composta de seis agentes em três viaturas.
A Semob estará com equipes dispostas na escadinha do cais do Porto, desde as 5 horas até as 13 horas. Serão compostas de 18 agentes em oito viaturas, atuando na organização do trânsito, para garantir a fluidez e segurança viária, na chegada do Círio Fluvial e saída da Motorromaria.
Os agentes estarão em pontos operacionais, no apoio às demais forças de segurança, na avenida Pedro Álvares Cabral com a Visconde de Souza Franco (Doca), na avenida Assis de Vasconcelos com a Marechal Hermes, na avenida José Malcher com a Generalíssimo, na avenida Tamandaré com a 16 de Novembro e na rua Carlos Gomes com a Padre Eutíquio.
Trasladação: Para garantir a segurança viária dos fiéis, as vias que compõem o percurso das romarias estarão interditadas. No sábado, serão destacados 34 agentes e mobilizadas 12 viaturas para a tarefa.
VIAS INTERDITADAS E CORREDORES LIVRES
As vias interditadas são: avenida Visconde de Souza Franco com as esquinas da avenida Marechal Hermes, rua Belém e avenida Governador José Malcher. A avenida Assis de Vasconcelos, nos trechos com as ruas Aristides Lobo, Ó de Almeida, Manoel Barata, 28 de Setembro e Gaspar Viana, e a travessa Piedade será interditada na rua Municipalidade e na avenida Marechal Hermes. A avenida Almirante Tamandaré terá pontos de interdição nos cruzamentos com a rua 16 de Novembro e travessa Padre Eutíquio, além da rua Carlos Gomes com a Padre Eutíquio.
A exemplo de 2023, nas procissões da Trasladação e do Círio, quatro corredores de trânsito ficarão livres para o tráfego, enquanto não estiver passando as procissões. Serão dois na avenida Nazaré que são as travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant. Os outros dois na avenida Presidente Vargas, que são as ruas Oswaldo Cruz e Gaspar Viana.
Segundo Elias Jardim, “a medida atende às demandas dos moradores do entorno, possibilitando que atravessem as vias do trajeto, enquanto não estiver passando as procissões”.
Em função das interdições, haverá alteração de itinerários das linhas que operam nos corredores das avenidas Pedro Álvares Cabral e Governador José Malcher. Segundo o coordenador de fiscalização de vistoria (CFVI), Raimundo Rodrigues Neto, o ponto de desvio dessas linhas será na avenida Visconde (Doca) de Souza Franco, tanto no sábado como o domingo.
Segundo ele, os ônibus que chegam pela Pedro Álvares Cabral darão o contorno e retornarão pela Pedro Álvares Cabral a destino. Já os que chegam à Doca pela José Malcher, serão direcionadas para a travessa Jerônimo Pimentel, a destino. Os que transitam pela Senador Lemos serão desviados pela Municipalidade a destino.
Já os coletivos que circulam pela avenida Conselheiro Furtado seguirão normalmente sua rota, pela travessa Padre Eutíquio, rua João Diogo, avenida 16 de Novembro, rua dos Mundurucus, a destino. Para essa operação, serão destacados 37 agentes de transporte que atuarão na orientação aos motoristas de ônibus e aos usuários das linhas quanto aos desvios de itinerários.
*Com informações de Semob.