O ex-juiz, ex-ministro, e ex pré-candidato a presidência, Sergio Moro (União), foi eleito senador pelo Paraná nas eleições de 2022. Os resultados foram divulgados no fim da noite deste domingo, 2.
Com 97,63% das urnas apuradas, o candidato atingiu 33,71% dos votos e ultrapassou o favorito nas pesquisas, o senador Álvaro Dias (Pode), que está em terceiro lugar, com 23,82%.
Há dois dias das eleições, o ex-juiz foi alvo de uma representação da federação Brasil da Esperança, apresentada na Justiça Eleitoral na sexta-feira, 30, que pedia a retirada de uma postagem feita pelo ex-juiz na qual insinuava que o principal adversário, Álvaro Dias, tinha uma ligação com o Partido dos Trabalhadores (PT). A federação acusou Moro de disseminar desinformação na tentativa de induzir o eleitor do estado. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) negou o pedido de retirada.
HISTÓRICO DE MORO
Sergio Moro nasceu em 1972, em Maringá (PR). Ele é jurista, ex-magistrado e ex-professor universitário. O nome de Moro, que foi brevemente pré-candidato a presidência, ficou conhecido nacional e internacionalmente por comandar, entre 2014 e 2018, o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Operação Lava Jato, prendendo políticos e empresários renomados, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A decisão foi anulada pelo STF, afirmando que Moro agiu parcialmente ao condenar o petista.
Moro iniciou a carreira política em 2018, quando pediu exoneração da magistratura para assumir o Ministério da Justiça do governo Bolsonaro. Ele renunciando em 2020.