////

Série documental mostra história da família de Flordelis e detalhes do assassinato de Anderson do Carmo

O julgamento da ex-deputada e de mais quatro réus começa nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro

Para os apreciadores do gênero “true crime”, mais uma série documental brasileira estreia essa semana. “Flordelis: questiona ou adora”, é a primeira série do gênero feita pela Globo e conta sobre a trajetórias e sobre o crime pelo qual a ex-pastora e ex-deputada federal Flordelis está sendo julgada. Ela é acusada ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, que foi morto a tiros na porta de casa, em Niterói (Rio de Janeiro), em junho de 2019.

A “docusérie” vai ter seis episódios que estão sendo divulgados semanalmente na plataforma Globoplay. É uma parceria da globoplay com o jornal “O Globo”, os capítulos foram roteirizados e dirigidos pela cineasta Mariana Jaspe.

A ex-pastora e ex-deputada é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em 2019

A produção começa com os fatos que ocorreram na data do assassinato de Anderson. A partir disso, narra a trajetória de Flordelis, desde a juventude na favela do Jacarezinho, no Rio, à fama como cantora gospel, liderança evangélica aliada ao presidente Jair Bolsonaro (PL), e posteriormente como uma das deputadas federais mais votadas do Rio. Ela também teve destaque em inúmeros programas da TV brasileira por ter 55 filhos, em sua maioria adotivos.

O segundo episódio, já disponível na plataforma, entra de cabeça na investigação do crime. Três filhos de Flordelis e uma neta da ex-deputada também são acusados de envolvimento no crime que chocou o Brasil.

O título “Questiona ou adora” é inspirado num dos sermões da ex-pastora — que chegou a ter a Igreja, o Ministério Flordelis, com cinco filiais que já não existem —e no título de um de seus CDs como cantora gospel.

Anderson do Carmo, de 42 anos, foi morto com 30 tiros na madrugada de 16 de junho de 2019, na garagem da casa onde morava com a família 

“Como tudo isso começou? Como essa família se formou? De onde essas pessoas vêm? Por onde elas passaram? Quem fez parte dessa trajetória? Como elas chegaram até aqui? São perguntas que tentamos responder ao longo dos seis episódios”, diz Mariana Jaspe, roteirista e diretora de série.

A ACUSADA:

Flordelis teve a candidatura cassada pela Câmara dos Deputados por 437 votos favoráveis dias antes da prisão. Já sem o privilégio da imunidade parlamentar, ela está presa preventivamente desde 13 de agosto de 2021. O julgamento começou nesta segunda-feira, 7 de novembro.

ONDE VER, BT?

Disponível na plataforma Globoplay, os episódios serão divulgados semanalmente e os capítulos tem duração de aproximadamente uma hora cada.

Veja o trailer: