///

Servidores da Funpapa estão em greve, em Belém; usuários do serviço protestam por falta de atendimento

A semana começou com uma greve geral dos servidores da Fundação Papa João XIII (Funpapa), em Belém. Todos os espaços onde são ofertados atendimentos do órgão assistencial na capital paraense, estão com placas de greve.

Por conta da paralisação, quem buscou atendimento na Central do Cadastro Único, na Avenida Augusto Montenegro, encontrou o local fechado. Revoltados, os usuários do serviço tentaram fechar a via como forma de protesto, já que no espaço é realizada a atualização do CadÚnico, obrigatório para o recebimento de programas sociais do Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família.

A greve dos servidores é por diversos motivos, entre eles: o cumprimento do plano de cargos de salários, que está desatualizado e não é corrigido há anos; por concurso público (último foi em 2018); por qualidade no atendimento com fornecimento de gás, águas, papel A4, entre outros, que não suprem a demanda atual, e melhores condições de trabalho.

Também na manhã desta segunda, 28, um protesto de servidores é realizado na Avenida Senador Lemos, próximo à praça Brasil, no bairro do Umarizal. Segundo os servidores, diversos protestos estão previstos para essa semana, em diferentes pontos de Belém. 

A redação do BT procurou a assessoria de comunicação da Funpapa e pediu um posicionamento do órgão, mas até a publicação desta reportagem, não recebeu retorno.