A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), divulgou a prorrogação da campanha contra a Poliomelite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Imunização na tarde dessa terça-feira, 6. A campanha ocorre desde 8 de agosto e seria encerrada na sexta-feira, 9, porém seguirá até 30 de setembro, por conta da baixa cobertura vacinal.
Apesar de não ter uma meta definida pelo Ministério da Saúde, a Sesma pretende imunizar 66.559 crianças, de 1 a 4 anos, entretanto apenas pouco mais de 13% desse público foi vacinado.
Os imunizantes podem ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, de segunda a sexta-feira, entre 8h às 17h. É necessário estar munidos das cadernetas de vacinação, para que as equipes de saúde possam identificar quais imunizantes precisam ser aplicados.
A campanha busca imunizar crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, sendo que:
– Crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário; e
– Crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Vale lembrar que a vacina é a principal forma de prevenção contra a poliomielite e o Brasil não detecta casos da doença desde 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de eliminação da doença, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Já a multivacinação disponibiliza imunizantes contra doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19.