///

Setembro dourado: em Belém, evento debate os avanços e desafios no tratamento do câncer infantojuvenil

Com a finalidade de conscientizar e informar sobre o câncer infantojuvenil, o 1° Simpósio em Oncologia Pediátrica, organizado pela Casa Ronald McDonald Belém, reunirá especialistas para discutir temas relevantes à área da Oncopediatria, nos dia 14 e 15 de setembro, no Teatro Maria Sylvia Nunes.

O evento, que faz parte do “Setembro Amarelo”, busca fortalecer a orientação sobre a importância de se manter atento aos possíveis sintomas de câncer em crianças e adolescentes. A médica oncologista do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), Karoline Silva, falou sobre a importância do simpósio. “A informação é a maior arma contra o câncer. As famílias precisam buscar entender sobre o diagnóstico, as etapas do tratamento, os riscos infecciosos dos paciente em quimioterapia e os fatores que podem influenciar no sucesso da terapia. O câncer infantil não tem prevenção. É o diagnóstico precoce que faz toda diferença. Quando diagnosticado em fases iniciais o câncer tem altas chances de cura. Porém como a maioria dos sintomas se confunde com os de doenças comuns da infância, isso leva ao atraso no diagnóstico e tem impacto direto na sobrevida da criança”, explicou.

DADOS

O Pará ocupa o primeiro lugar do ranking como o estado com mais novos casos de câncer infantojuvenil na Região Norte. Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para o ano de 2023, no estado, é que cerca de 280 meninas e meninos sejam diagnosticados com a doença. Em todo o Brasil esses números devem chegar a um total de 7.930 pacientes.

A presidente da Casa Ronald McDonald Belém, Rosa Pires, falou sobre a importância do simpósio e do debate. “Este Simpósio é um marco para a Casa Ronald Belém e representa um sonho que se torna realidade. Através desse evento, poderemos oferecer informações essenciais e promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre profissionais da saúde que lutam diariamente contra o câncer infantojuvenil. O câncer é uma batalha que não pode ser enfrentada isoladamente. Portanto, o Simpósio será uma oportunidade para unir especialistas engajados, compartilhando perspectivas e avanços no tratamento da doença. Será um espaço para aprendermos juntos e buscarmos soluções que possam melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes afetados por essa condição”, destacou.

PALESTRANTES E CONVIDADOS

O 1° Simpósio em Oncologia Pediátrica contará com palestras, mesas redondas e sensibilizações aos participantes. Entre os convidados estão: Patrícia Santos, psicóloga clínica e da saúde, neuropsicóloga e coordenadora estadual da Atenção Oncológica na Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA); Viviane Junqueira, representante do Instituto Ronald McDonald – RJ; Dr. Tadeu Fernando Fernandes, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria; Dra. Alayde Wanderley, diretora técnica do Hospital Infantil Octávio Lobo (HOIOL)- PA; Dr. Algemir Lunardi Brunetto, chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) – RS; Wagner Santana, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Francisco Morato- SP.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o 1° Simpósio em Oncologia Pediátrica já estão abertas, e podem ser feitas na plataforma de eventos Even3, no valor de R$100,00 para estudantes e R$200,00 para profissionais da saúde e de outras áreas. As vagas são limitadas, conforme a lotação do espaço onde será realizado o evento.

SERVIÇO

1° Simpósio em Oncologia Pediátrica
Quando: 14 e 15 de setembro
Onde: Teatro Maria Sylvia Nunes, localizado na Estação das Docas
Horário: 8h às 18h
Inscrições: clique aqui