Na última segunda-feira (26), o cantor Seu Jorge recebeu o título de Embaixador da Cultura Brasileira pelo próprio Ministério da Cultura, em Brasília. O artista carioca foi o primeiro a ganhar a condecoração feita por meio da Portaria n° 95, publicada no Diário Oficial da União.
O Ministério da Cultura reconheceu sua marcante trajetória e contribuição no campo das artes. “Ator que participou, assim como outros, do processo de fortalecimento e internacionalização do cinema brasileiro, Seu Jorge também possui consolidada carreira musical com sucesso no Brasil e no exterior”, comentou a nota do órgão.
A Portaria afirmou que o título “é considerado prestação de serviço público relevante, não remunerado e não acarreta no reconhecimento de vínculo de trabalho. Nessa situação, o homenageado com esse título autoriza, a partir do momento que aceita a honraria, seus direitos de imagem à União, que poderá usá-las livremente.
A nota do MinC explicou ainda, que “a expectativa é que Seu Jorge possa, a partir de sua atuação e projeção nacionais e internacionais, apoiar na construção de ações que fortaleçam os laços com os países do continente africano, do Caribe e da diáspora, por meio do cinema, da música e da arte”. Seu Jorge é cantor, compositor e instrumentista, já recebeu premiações como Grammy Latino 2012 pelo disco “Músicas Para Churrasco Vol. 1” e no mundo do cinema, já atuou em produções como “Cidade de Deus” (2002), “Tropa de Elite 2” (2010), “Medida Provisória” (2020) e “Marighella” (2021).