////

Simpósio sobre inteligência emocional e saúde mental no trabalho acontece neste sábado, 11, na UEPA; veja

Diversos aspectos da temática, além de ressaltar as maneiras de cuidar, formas de tratar e superar os desafios impostos serão debatidos como meio de reflexão.

Acontece neste sábado, 11, na Universidade do Estado do Pará (UEPA), II Simpósio sobre saúde mental e inteligência emocional no ambiente de trabalho, que joga luz e promove o debate sobre aspectos como tratamento, o comportamento ideal e como superar desafios para manter a cabeça boa.

A programação teve início às 8h e segue ao longo do dia de hoje, 11, com atividades destinadas a estudantes, profissionais de diversas áreas e interessados na temática, os ministrantes do evento apresentarão diversos aspectos científicos da saúde mental, entre outros.

A programação segue no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), sedia o II Simpósio de Inteligência Emocional e Saúde Mental no Trabalho, com início às 8h, no Auditório Paulo Freire, em Belém A taxa de inscrição para estudantes externos é R$25,00; para profissionais, R$35,00; e gratuita para alunos da Uepa. 

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CCSE e uma das mediadoras do simpósio, Ceila Moraes avalia a relevância da discussão do tema na comunidade acadêmica:

“As pessoas, de um modo geral, estão com grandes problemas das mais diferentes ordens e não conseguem expressar. Por outro lado, as empresas e instituições não valorizam seus colaboradores, por isso, consideramos importante discutir este tema, para possibilitar conhecimento e qualidade de vida às pessoas”, definiu.

Ainda de acordo com Ceila, a temática foi pensada numa perspectiva pautada no que ocorreu, também, durante a pandemia da Covid-19, com as inúmeras perdas de familiares e amigos. Para além disso, a professora também alerta:

“Hoje é comprovado que a maioria dos problemas relacionados à saúde mental são causados, na sua grande maioria, por depressões, síndromes do pânico e ansiedade, que se tornaram doenças crônicas e, consequentemente, originam um ambiente de trabalho doente, em que muitas vezes as pessoas só precisam falar e ter alguém que ofereça uma escuta ativa, sensível e empática”, frisou.

O EVENTO

O II Simpósio integra uma parceria entre o Curso de Licenciatura em Pedagogia e o Impulsiona Pará, iniciada há 5 anos. Na época, a professora Ceila realizou uma formação em Justiça Restaurativa para a equipe da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), a convite da pedagoga Karla Ferreira, hoje, gestora do projeto Impulsiona Pará.

Para os participantes pagantes, a forma oficial de pagamento será via pix, pelas seguintes chaves: (91) 981513088 (celular) – Jessica Soany Pantoja Ornellas; 95684905234 (PagBank) – Eliana Gomes Cardoso. Já os alunos da Uepa só terão acesso gratuito ao Simpósio após a apresentação da carteirinha estudantil oficial com foto. 

Serviço:
Horário: 8h às 12h; 14h às 17h. 
Local: Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE, na Tv. Djalma Dutra S/N – Telégrafo/Belém-PA.
Clique aqui para realizar a inscrição e acompanhar o cronograma da programação. 

*Com informações de Agência Pará.