“Mentira Tem Preço” é o nome do projeto realizado pela produtora FALA e a InfoAmazonia que busca revelar a verdade sobre notícias socioambientais que circulam pelas plataformas de informação na web. Além disso, outra missão do projeto, é revelar os interesses políticos e econômicos das fake news.
O projeto pretende abrir espaço para debate nacional sobre o tema. Thais Lazzeri, jornalista investigativa e fundadora da “FALA” falou com o BT sobre o assunto. “A desinformação socioambiental é uma estratégia contra a proteção da floresta e dos povos dela. Uma das missões do projeto é revelar o poder da indústria de fake news – os interesses invisíveis e os atores – e pautar o debate no Brasil”, explicou a jornalista.
O sistema de monitoramento do site funciona com a identificação de palavras-chaves relacionadas à justiça social e ao meio ambiente em notícias que circulam na web. Desse modo as equipes do FALA e do InfoAmazonia atuaram durante todo o período eleitoral com uma cobertura local em todos os nove estados da Amazônia legal, identificando o que era mentira e o que era verdade nas veiculações que circulavam.
Durante o processo de verificação foi identificado que muitas notícias falsas foram produzidas por apoiadores do atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). A manipulação de informações ocorreu junto com o crescimento das buscas sobre o tema ambiental durante o período eleitoral. As informações bolsonaristas sempre tinham o mesmo objetivo, negar a destruição de biomas e das comunidades tradicionais, além de incitar um “negacionismo climático”.
Em 18 meses o projeto conseguiu expor 30 reportagens multimídia, desvendando fake news. A proposta do FALA agora é a expansão do trabalho, abrindo frente em outras plataformas. No início do ano, foi produzido um podcast e uma oficina de jornalismo em parceria com comunicadores locais.