O número de municípios que estão em estado de emergência no Amazonas subiu para 23 por conta da forte seca que atinge o estado. O balanço foi constatado no boletim do Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental (clique aqui).
O governador Wilson Lima decretou situação de emergência em 55 municípios Amazonenses afetados pela estiagem dos rios – ciclo em que ocorre a falta de chuvas em determinada região. Dos 62 municípios, 35 cidades estão em situação de alerta, duas em atenção e duas em normalidade.
Por conta da situação emergencial, a Secretaria de Educação retornou com o programa Merenda em Casa, para atender estudantes impactados pela estiagem. Segundo a secretaria, somam cerca de 2,2 mil alunos impactados na rede de ensino estadual das áreas rurais.
Também foram enviados à Manaus mais de 23 agentes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles irão auxiliar nas ações do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, especialmente no combate às queimadas que vêm acontecendo na região.
Com informações da Agência Brasil*