O sorvete de açaí da sorveteria paraense Cairu entrou pelo segundo ano consecutivo para a lista dos sabores mais icônicos do mundo, de acordo com a enciclopédia gastronômica internacional TasteAtlas.
A lista foi divulgada na última terça-feira, dia 23, no guia online do TasteAtlas. Entre os selecionados de todo o mundo, existe apenas mais uma sorveteria brasileira, a Sorveteria da Ribeira, de Salvador, na Bahia, com destaque para o sorvete de tapioca do local.
O sorvete de açaí que é a cara do Pará
Os curadores do TasteAtlas avaliaram positivamente o sorvete de açaí e a sorveteria responsável por sua produção. Confira a crítica completa:
“É mais do que apenas uma sorveteria: é um símbolo de orgulho regional e um embaixador dos sabores amazônicos tanto para os moradores locais quanto para os visitantes. Seus sorvetes se destacam pelo uso de frutas nativas da Amazônia, expondo os sabores únicos da região. Um de seus sabores de sorvete mais icônicos é o açaí, muito apreciado por seu sabor rico e distinto que equilibra perfeitamente doçura e acidez.”
Segundo a sorveteria, o sorvete de açaí é produzido de forma 100% artesanal, com fabricação diária, sem o uso de gorduras hidrogenadas ou conservantes.
Fundada em 1963 em Belém, a sorveteria Cairu foi criada pelo casal Armando e Ruth Laiun. Em janeiro deste ano, o espaço foi declarado patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Pará.
Já segue o BT Amazônia no Instagram? Clique aqui