O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do futebol do Pará (STJD) suspendeu a rodada de abertura do campeonato paraense de 2023, estava previsto para iniciar no sábado, 21, no duelo entre Remo e Independente. Ainda de acordo com o STJD, o início da competição foi adiada para que haja o julgamento da denúncia feita pelo clube Paragominas sobre irregularidades na escalação de atletas em relação ao campeonato de 2021. A denúncia havia sido feita no primeiro semestre de 2022.
A investigação pode culminar na mudança da classificação dos clubes e consequentemente modificar os rebaixados do campeonato de 2021.
Remo e Paysandu suspenderam a venda de ingressos para as suas partidas de estreia. O presidente do Remo lamentou a notícia. “A gente lamenta esse tipo de situação ter acontecido, compromete o planejamento para o ano. A gente tem um calendário que precisa ser respeitado. Adiar o início do paraense vai nos deixar pouco tempo em virtude do excesso de jogos que vamos ter com o início das competições nacionais”, afirmou.
A equipe bicolor providenciou um amistoso para domingo, no lugar da partida que seria a sua estreia no campeonato local.
A Federação Paraense de Futebol, que está com uma nova gestão à frente do campeonato, disse oficialmente que recebeu a notícia com enorme surpresa, na véspera da competição, já com as equipes nas estradas, e lamenta profundamente, mas afirma que irá acatar a decisão do STJD e sempre irá buscar defender de todas as formas a competição, os resultados obtidos em campo e o bom funcionamento do futebol paraense. Em breve comunicaremos as novas datas.