As equipes da Polícia Civil constataram na quarta-feira, 12, que um supermercado localizado no Bairro da Paz, no município de Marabá, estava furtando energia elétrica pela terceira vez em 4 anos. O proprietário do estabelecimento não se encontrava no local no momento da abordagem, mas será intimado a prestar esclarecimentos junto às autoridades policiais.
Durante a fiscalização, uma equipe do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, identificou que o medidor de energia elétrica do supermercado estava sendo fraudado, registrando apenas 30% do verdadeiro consumo. Em valores, a conta de energia do estabelecimento deveria ser em média 7 mil reais por mês, sem incluir os tributos, no entanto, estava sendo cobrado apenas R$ 240,00 mensais, por conta da fraude detectada.
Em 2019, houve a primeira constatação de que o estabelecimento estava fraudando seu consumo de energia. Três anos depois, em 2022, foi descoberto novamente fraudes no local e agora pela terceira vez, em 2023, uma nova detecção, se tratando de um um caso reincidente.
FURTO DE ENERGIA
Por meio de nota, a Equatorial Energia Pará, alertou que a prática de furto de energia é crime nos termos do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena pode variar de um a quatro anos de reclusão, acrescida de multa. A Concessionária ainda reforça, que além do risco à vida que a prática criminosa oferece, o furto de energia provoca perturbações no fornecimento para outros clientes próximos.
DENÚNCIA
Os clientes podem fazer denúncias por meio dos canais de atendimento da Equatorial Energia Pará, como a Central de Atendimento pelo 0800 091 0196, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou, presencialmente nas agências.