HABLOU! Em uma recente entrevista ao repórter Marcos Bulques, Susana Vieira criticou os influencers que estão “se aventurando” na teledramaturgia brasileira com papéis de destaque e sem a devida formação na carreira.
Quando questionada sobre o que vem acontecendo na TV brasileira, a estrela global não poupou palavras.
“Eu não tenho a menor noção do que eles são, juro!”, começou a atriz. Ao ser lembrada pelo repórter que muitos desses influenciadores estão se tornando atores, ela respondeu: “Eu não entendo o que eles são, meu amor. Influência sou eu, meu amor. Eu sou influência.”
A resposta de Susana
Susana Vieira, com mais de 40 anos de carreira só na TV Globo, afirmou que sua trajetória e a dos autores de novelas brasileiras têm um impacto significativo. “Eu influenciei 40 milhões de pessoas ao longo desses anos todos. Aguinaldo Silva é um influencer, os autores da TV Globo são influencers. Os músicos brasileiros também são influencers. Esses sim, são influenciadores. Um beijo bem carinhoso e obrigada”, concluiu a atriz.
Veja o vídeo:
Bombou na web
Como já era de se esperar, a declaração da atriz repercutiu e MUITO geraram uma onda de comentários nas redes sociais. Alguns internautas concordaram com a atriz, enfatizando a diferença entre o caminho tradicional para se tornar ator e a popularidade nas redes sociais.
“Concordo plenamente, antes tinha que estudar muito sobre a profissão, hoje em dia basta ter seguidores”, comentou um internauta. Outro acrescentou: “Eita fala perfeita! Até porque os influencers de hoje só influenciam as pessoas a fazerem e desejarem coisas erradas.”
A febre dos Influenciadores e a crítica de artistas
De acordo com dados da YouPix, em 2023, o Brasil tinha mais de 35 milhões de influenciadores digitais, sendo o segundo país com mais pessoas nessa categoria no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
A critica de Susana não foi a primeira no meio artístico. Atores e autores já vem reclamando da presença dos tais influencers na teledramaturgia brasileira há algum tempo.
Armando Babaioff
Em julho deste ano, o ator Armando Babaioff, que além de atuar na TV e cinema está há sete anos em turnê no Brasil e no mundo com o espetáculo “Tom na Fazenda“, participou do programa ‘Sem Censura’, e, durante o bate papo, criticou o crescimento de influenciadores em novelas.
“Sempre existiu a figura bonita que ocupa la… Mas quem está sempre correndo atrás de apresentação, e levantando cenário… somos nós”
Alice Wegmann
A talentosíssima Alice Wegmann se pronunciou logo após a fala de Babioff, através dos stories de seu Instagram para o desabafo. “Somos uma geração que tem que se formar em medicina e instagram. Em psicologia e instagram. Em atuação e instagram. Eu fiz 4 anos de teatro e tenho 17 anos de profissão, já aprendi sobre Shakespeare, mas nunca me ensinaram a ser uma it girl”, desabafou.
Agnaldo Silva
O autor Agnaldo Silva também expôs sua opinião em uma entrevista ao UOL. ‘Eu tenho visto muitas novelas que os personagens são entregues a influencers. Não dá para escalar influencer para fazer novela. Essas pessoas não são atores e não funcionam. […] se você não for um bom ator, você não consegue”, afirmou ele.
“Um erro da TV é querer agradar os públicos das redes sociais. Se tivesse que escolher uma influencer para ser Nazaré, quem seria? É impossível. […] O público da TV está em casa e o que eles querem ver é um folhetim com bons atores”, declarou Aguinaldo em seguida.
Cláudia Abreu
A atriz Cláudia Abreu, musa da TV com personagens marcantes como a Chayene também se pronunciou sobre o assunto durante sua participação no programa Revele, dizendo que é algo temporário. ‘Eu não faço qualquer coisa para ter seguidores, achando que isso vai me trazer trabalho e que eu preciso desesperadamente deixar de ser eu mesma e fazer coisas que eu não faria para ganhar seguidores”, detalhou.
E você, o que acha?
Já segue o Poplist no Instagram? Clique aqui