//

Temporada de pesca do Mapará em Cametá é liberada após defeso e evento de abertura

Aconteceu na manhã desta terça feira, 1, o evento de aberturada temporada de pesca do Mapará, na comunidade de Cuxipiari do Carmo, no município de Cametá, no nordeste paraense. A atividade foi retomada após quatro meses de defeso, no qual a pesca do principal peixe da região foi suspensa. O período do defeso do mapará vai de dezembro a fevereiro, e deve ser respeitado anualmente, com o objetivo de garantir a reprodução do peixe.

Imagem: Agência Pará

A atividade artesanal é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará, um projeto do deputado estadual Igor Normando.

Dezenas de embarcações navegaram pelo rio Tocantins até a comunidade para participar da festa que contou com a presença de ribeirinhos da região e do governador do estado, Helder Barbalho, juntamente com sua comitiva.

Segundo o prefeito de Cametá, Victor Cassiano (MDB), a retomada da pesca do Mapará e outras espécies da região fomenta a atividade pesqueira. “É muito importante cuidar dos nossos rios e a abertura da pesca do Mapará marca a retomada dessa atividade tão importante na região. Isso movimenta o setor produtivo do nosso município, e é uma das principais atividades econômicas da região, que gera renda para população ribeirinha”, disse a imprensa.

Imagem: Agência Pará

“Depois de quatro meses do defeso, respeitando a reprodução das espécies, estamos prestigiando esse novo ciclo que faz parte da cultura de Cametá e toda a comunidade de pescadores, garantindo alimento e renda para a região”, ressaltou o governador Helder Barbalho (MDB). 

Presente no evento, o deputado Igor Normando declarou a importância do evento. “É um momento histórico que representa toda uma cadeia produtiva, que gera emprego e renda na região, enfim, é um movimento histórico e cultural que contempla essas pessoas. Dessa maneira, o pescador consegue escoar sua produção nesse momento tão difícil de pandemia”, disse.