Ordem na Casa
Parece que a nota dada nesta coluna sobre a falta de controle da Presidência da Câmara de Vereadores de Ananindeua, surtiu efeito. Rui Begot (Avante) colocou, digamos, ordem naquela Casa de Leis. Vereadores que faltavam apareceram na sessão de ontem (17) e a assídua namorada de um dos parlamentares não deu as caras.
Desgaste da imagem
Um fato não se pode negar: a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes (MDB) é campeã em aparição em rede social, em que tudo por ela é registrado. Precisa-se ter tempo e até paciência para acompanhar as postagens da mandatária municipal, por conta do grande volume de postagens. Para quem conhece comunicação sabe que o excesso de exposição com o tempo tem efeito contrário. Fica a dica. Menos em muitas das vezes é mais.
Deputado municipal
Thiago Araújo que se reelegeu deputado estadual, em 2018, sendo o oitavo mais votado (54.933 votos), tendo obtendo votos em dezenas de municipalidades paraenses, todavia parece que só se importa com Belém. Nada que seja fora dos limites territoriais da capital paraense interessa ao citado parlamentar, que não faz outra coisa que não seja criticar a gestão municipal belenense. Compõe hoje a bancada dos “caladinhos” da Alepa, aquela que finge que está morta.
Aniversário em Parauapebas
Quem comemora passagem de ano hoje é o governador Helder Barbalho (MDB), que resolveu passar a data em Parauapebas, ocasião que irá inaugurar mais uma unidade da Usina da Paz (UsiPaz), além da Escola Estadual Irmã Dulce, uma obra que a comunidade escolar espera há muitos anos. Ainda entregará toda reformada 20º Seccional de Polícia Civil.
Sinal de alerta
Pelo visto, o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Beto Faro (PT), que dizem ser o candidato do governador Helder Barbalho (MDB), vai precisar aumentar os quilômetros rodados pelos quatro cantos do Pará. Todas as pesquisas feitas até aqui colocam o petista em quarto lugar. Se continuar assim, Barbalho poderá, quem sabe, soltar a mão do petista.
Subiu o tom I
O pastor e senador da República, Zequinha Marinho (PL), sempre foi conhecido por ser uma pessoa comedida, tranquila, de fala mansa. Mas, pelo visto, as atuais circunstâncias políticas andam o fazendo mudar de postura. O parlamentar subiu o tom nas críticas em relação ao governador Helder Barbalho (MDB). Em um recente encontro político em Ananindeua, o pré-candidato ao governo do Pará baixou o nível e acusou o atual mandatário estadual de cometer inúmeras ilicitudes.
Subiu o tom II
Marinho afirmou que o pessoal do lado de Barbalho será traído. Tal afirmação não deveria ter sido feita por Zequinha, logo ele que por onde passa é chamado de traidor e oportunista. O eleitor não esquece o que ele fez com o ex-governador Simão Jatene (PSDB) e com os Barbalho.
Obras tucanas
Sob o comando do deputado federal Nilson Pinto, que preside o PSDB no Pará, iniciou inserções partidárias das obras feitas durante a dinastia tucana por essas bandas. O ex-governador foi lembrado na peça publicitária, porém, o também ex-governador Simão Jatene nem foi citado. Para quem conhece política sabe que o objetivo da publicidade é fazer bancada os parlamentos estadual e federal. Foi o que restou ao PSDB paraense.
Campanha antecipada
Em Ananindeua, inauguração de obra vira comício em prol das pré-candidaturas estaduais e até aqui a única federal. O fato ocorreu no último dia 15, por ocasião de da inauguração de uma praça no bairro Águas Lindas, batizada de Parque das Águas. No palanque não se falou outra coisa que não fosse a divulgação de agentes públicos na condição de pré-candidatos. E dizem que isso virou rotina, quase um protocolo por lá.
Continua no cargo
O prefeito de Viseu, Isaias Neto (PP) continua exercendo o cargo, mesmo após ter sido cassado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). Quem decidiu foi a juíza relatora Carina Cátia Bastos de Senna, que no Acórdão deixa claro que só haverá novas eleições se o mandatário protocolar recurso extraordinário, ou seja, se ele perder no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e querer recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Uepa completa 29 anos
Com a experiência acumulada pelas instituições que a originaram, as faculdades estaduais de Enfermagem, Medicina, Educação Física e Educação, a Universidade do Estado do Pará completa 29 anos, nesta quarta-feira (18), como a Instituição de Ensino Superior (IES), com maior presença no interior. Presente em 10 das 12 regiões de integração do Pará, com cinco campi na capital; e 16, no interior. Um salto ainda maior na atual gestão do reitor Clay Chagas.
Oportunismo velado
Não é novidade que Helder Barbalho (MDB), candidato ao governo do Pará, nas eleições de 2018, havia escolhido a segurança pública como a vitrine de sua gestão. E assim o fez e continua fazendo. Incontestavelmente, a citada área melhorou em comparação aos governos anteriores, o que imuniza de alguns erros ou situações de pressão como está ocorrendo. Todavia, pedir intervenção federal como fez o deputado federal Éder Mauro (PL), é o fim da picada. Puro oportunismo.
Empolgado com pesquisa
Tem um deputado estadual da oposição (palavra quase impraticável na Alepa) que mandou fazer pesquisa eleitoral nas regiões Sul e Sudeste, onde o mesmo – segundo o próprio – lidera com folga para deputado federal. O parlamentar estava sorrindo pelos corredores da Casa de Leis estadual na última terça-feira, 17.