///

Título de eleitor: TRE-PA vai ofertar serviços na Praça Batista Campos neste domingo (27)

Quem é de Belém e está pendente com a Justiça Eleitoral, poderá aproveitar a oportunidade para regularizar sua situação no próximo domingo, 27. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), vai disponibilizar diversos serviços na praça Batista Campos, a partir das 8h até as 12h, durante a ação “Domingo do Bem”, do Instituto Ação Pensando Bem (APB).

Os serviços disponíveis serão: emissão e regularização do título eleitoral, atualização dos dados cadastrais, transferência de local de votação, entre outros.

A programação foi realizada desde o início do mês de março e é comemorativa aos 18 anos do instituto, que conta atualmente com 34 integrantes e quase 100 colaboradores.

TÍTULO DE ELEITOR

O prazo para a emissão e regularização do título eleitoral é dia 4 de maio de 2022. De acordo com a Lei 9.504/97, após este prazo, não se pode mais incluir ou excluir informações do chamado cadastro eleitoral. O prazo de 150 dias antes das eleições é necessário para que a Justiça Eleitoral possa organizar o processo eleitoral em todo o país.

É obrigatório para a população que vai completar 18 anos até outubro de 2022, emitir o título de eleitor até o dia 4 de maio. Depois desse prazo, só será possível tirar o título depois das eleições de 2022.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para emitir o título eleitoral, são necessários os seguintes documentos originais:

– Documento oficial de identificação (com informações de nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade);

– Comprovante de residência recente (últimos 3 meses);

– Para as pessoas do sexo masculino, é necessário apresentar documento que comprove a quitação com o serviço militar (exigência de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).

CAMPANHA NA INTERNET

Nos últimos dias, vários famosos têm utilizado sua influência para incentivar jovens a partir de 16 anos a tirar o título de eleitor. Anitta, Luiza Sonza, Juliette e Bruna Marquezine estão entre elas. Zeca Pagodinho e Inês Brasil também convocaram os jovens, ensinando o passo-a-passo para tirar o título.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Mídia NINJA (@midianinja)

O alcance foi tão grande que até o ator Mark Ruffalo – dos filmes “De repente 30” e “Hulk’ – fez uma publicação em suas redes sociais em resposta à Anita. Ele afirma que “Para derrotar Bolsonaro, brasileiros de 16 e 17 anos devem registrar para votar nas próximas eleições. Eles têm até 4 de maio para fazer isso”.

O comediante Whindersson Nunes também entrou na onda.

E o brsileiro aproveitou para fazer memes também.

Até a Defensoria Pública do Pará mandou o recado: