Na madrugada desta quinta-feira (16), um grande tornado foi registrado na região de Seara e Itá, oeste de Santa Catarina, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Atingindo rajadas de ventos de aproximadamente 100 km/h, algumas árvores foram arrancadas pelas raízes e causaram estragos pelas cidades.
O fenômeno foi registrado cerca de 1h, durante fortes tempestades que ocorriam no local, que acabou sendo confirmado após o órgão analisar imagens de radares meteorológicos das proximidades. De acordo com a meteorologista da Defesa Civil de SC, Elen Pelissaro, os tornados nascem de nuvens cumulonimbus com rotação e não atingem extensões territoriais grandes como os ciclones.
”Essa rotação consegue, dependendo de outros ingredientes, descer até a superfície. Quando esses ventos que saem da base da nuvem, num topo mais alto, encostam na superfície, a gente classifica como tornado”, explicou ela.
Segundo a Defesa Civil, as últimas tempestades ocorridas na área foram fruto de uma frente fria em conjunto com um fluxo de uma massa de ar quente e úmida, vinda da região norte, que já provocaram danos associados à fortes chuvas e vendavais no estado. Santa Catarina deve receber fortes tempestades entre quinta-feira (16) e sábado (18), principalmente no Alto Vale do Itajaí, de acordo com o órgão.