A Polícia Federal informou na manhã desta segunda-feira que esforços de resgate, busca e remoção da embarcação, com as vítimas a bordo, encontradas à deriva em Bragança, foram concluídos por volta das 23h30 deste domingo, 14, quando a equipe chegou ao porto de Vila do Castelo, no Pará. Os trabalhos, que começaram às 7h, mobilizaram uma embarcação da Marinha e um bote dos Bombeiros Militares da cidade de Bragança.
Após a remoção da embarcação, serão realizados exames médico-legais e outros procedimentos para identificação das vítimas, seguindo o protocolo internacional de identificação de vítimas de desastres da Interpol (DVI).
Para isso, a equipe de peritos criminais federais da Polícia Federal no Pará trabalhará em conjunto com a equipe precursora de DVI da PF, composta por peritos criminais federais e papiloscopistas policiais federais do Instituto Nacional de Criminalística (INC) e do Instituto Nacional de Identificação (INI), em Brasília.
NACIONALIDADE E QUANTIDADE DE CORPOS
Até o momento, não há informações precisas sobre o número de corpos na embarcação, nem indicativos sobre a nacionalidade do barco e das pessoas a bordo. A operação de resgate contou com o apoio de diversos órgãos e instituições, incluindo a PM, Corpo de Bombeiros, Marinha, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Científica do Estado e Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito (DEMUTRAN). Um outro corpo foi encontrado.
INVESTIGAÇÃO
O Ministério Público Federal também atua no caso e vai abrir duas investigações para apurar o fato.