Uma embarcação naufragou na manhã desta quinta-feira, 8, próximo à praia da Saudade, em Cotijuba. Ao menos três mortes já foram confirmadas pelos órgãos de segurança. Equipes do Corpo de Bombeiros já estão no local e iniciaram as buscas com mergulhadores para encontrar mais passageiros que caíram na água.
De acordo com os relatos de pessoas que se salvaram, a embarcação estava com excesso de passageiros, 70, e tinha poucos tripulantes, como destacou o Portal de notícias O Liberal. Rapidamente a água invadiu a lancha, que afundou por completo na Baía e transformou a viagem em tragédia e desespero. No desespero, os coletes salva vidas foram disputados pelas pessoas. Na embarcação haviam muitas crianças e idosos.
COMO ACONTECEU
A embarcação saiu do Porto de Camará, em Salvaterra, no Marajó e tinha como destino Icoaraci. Durante a viagem, uma das hélices do motor parou de funcionar, e a água começou a entrar no interior da lancha. Mesmo com o pedido do condutor da embarcação, de que as pessoa mantivessem a calma, o desespero e medo tomou conta da situação. Muitas pessoas começaram a se jogar na água. Muitas pessoas tiveram que nadar com as suas próprias forças.
Segundo informações preliminares, teriam morrido cerca de 14 pessoas. Muitos dos tripulantes eram crianças e idosos. 30 pessoas foram resgatadas, e 26 estão desaparecidos. O Grupamento Fluvial e o Graesp, helicópteros, nove embarcações e equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Pará trabalham para encontrar e resgatar mais pessoas que estão desaparecidas. O número de mortos pode aumentar.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues se pronunciou em rede social sobre o acidente.
Em nota, o Corpo de Bombeiros disse: O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informam que foram deslocadas duas embarcações com equipes de mergulhadores de resgate, que iniciaram o reconhecimento do local e as buscas aos desaparecidos. O naufrágio aconteceu próximo à praia da Saudade, em Cotijuba.
As pessoas socorridas foram levadas para praias próximas, como Vai quem Quer e Praia do Amor.
O Governador do Estado, Helder Barbalho, também se manifestou sobre a tragédia.
VEJA VÍDEO DO CASO:
PREFEITURA
Em nota, a Prefeitura de Belém, em conjunto com os demais órgãos de resgate e segurança municipal e estadual, se dá por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), que conta com o Serviço Atendimento Móvel Urgência (Samu) na área, por meio da ambulância e das ambulâncias, ajudando no resgate das vítimas do acidente. As vítimas estão sendo direcionadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cotijuba, para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci e para a UBS Marambaia. A Sesma ainda não tem informações sobre a quantidade de vítimas deste acidente.
A Prefeitura está dando apoio também pela Fundação Escola Bosque (Funbosque), que disponibilizou a Unidade Pedagógica da Faveira/Cotijuba para ponto de apoio às vítimas do acidente. A Funbosque também colocou à disposição das famílias um ônibus e uma embarcação para dar assistência.
O Governo do Estado informou que uma coletiva de imprensa será realizada às 14h da tarde desta quinta-feira para informar atualizações sobre a tragédia.