Na manhã deste domingo, 20, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou a última etapa da preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2º turno das eleições municipais em Belém.
Segundo o TRE-PA, um total de 583 equipamentos foram testados, somando às 2.445 já verificadas durante a semana, resultando em um total 3.028 urnas eletrônicas prontas para a votação.
O segundo turno na capital paraense ocorre no próximo domingo, dia 27, com 1.056.337 eleitores aptos a votar, organizada em 10 zonas eleitorais. Belém conta com 392 locais de votação, que incluem 3.030 seções eleitorais e 1.737 seções especiais.
Ainda segundo o TRE-PA, o cronograma de preparação também inclui as urnas de Santarém, neste caso, as testagens que iniciaram na última sexta-feira, 18, seguirá até segunda-feira, 21, no depósito de urnas do Fórum Eleitoral Desembargador Manoel Cacella Alves, com a preparação de 1.201 urnas.
Na última etapa, o processo foi realizado no Núcleo Gestor das Urnas Eletrônicas (NGUE), em Ananindeua, na Grande Belém. A verificação assegura o funcionamento das máquinas durante o dia da eleição, incluindo urnas de contingência, que ficam disponíveis em caso de alguma apresentar problemas técnicos.
Após a testagem, as urnas são lacradas na presença do juiz eleitoral, do promotor eleitoral e em algumas situações, de representantes dos partidos políticos, para evitar qualquer tipo de manipulação e assegurar a transparência do processo.
*Matéria realizada com informações do TRE-PA.