Como parte do processo de eleições, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará realiza na manhã deste sábado, 1, o sorteio de seções eleitorais que passarão pelos testes de Integridade e Autenticidade. A escolha conta com a presença de entidades fiscalizadoras e representantes dos partidos políticos, federações e coligações.
A auditoria busca conferir se os votos digitados correspondem ao que foi totalizado pela urna testada, sendo sorteadas 35 seções: 25 em Belém, avaliadas no ginásio Mangueirinho, e 10 em Marabá, no Centro de Convenções Carajás.
Logo após o sorteio das seções, será feito o recolhimento das urnas eletrônicas por servidores do TRE em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal. Em seguida, ocorre cerimônia de lacração das urnas e o recolhimento delas na sala de guarda no Mangueirinho e no Centro de Convenções de Marabá, que também serão lacradas.
Vale lembrar que o sorteio das seções atende a uma limitação de alcance, sendo escolhidas seções acessadas por via rodoviária, que fiquem, no máximo, a três horas de viagem de ida e três de volta de Belém. Já em Marabá, a limitação de alcance é de quatro horas para ir e quatro para voltar.
O Teste de Integridade será realizado em tempo real às eleições – ou seja, das 8h às 17h, deste domingo, 2 – e estará disponível para o público que queira acompanhar presencialmente, além da transmissão pelo canal do TRE no YouTube.
A auditoria é promovida desde 1996 e nunca foi constatado qualquer caso de fraude ou desvio nas urnas auditadas.
Já o Teste de Autenticidade é feito na própria zona eleitoral, no qual a urna avaliada deve demonstrar pleno funcionamento, exibir informações de candidatas e candidatos, verificação da cópia do comprovante de carga que contém a identificação do conjunto de lacres e a assinatura digital dos programas.
Com informações de TRE Pará