Três indígenas teriam sido mortos por garimpeiros na região do Homoxi, dentro da Terra Indígena (TI) Yanomami, segundo informações divulgadas no último domingo, 5, pelo líder Júnior Hekurari Yanomami, que está acompanhando as ações de saúde que ocorrem na região.
“Recebi informações das comunidades do Haxiu e Waphuta de que os garimpeiros mataram três jovens. Estamos muito preocupados. Hoje, sobrevoamos com a ministra onde tiveram as mortes. Têm muitos garimpeiros e helicópteros voando em cima. As comunidades querem ir lá para buscar esse corpo. Nós comunicamos a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Funai para apoiar no resgate desses corpos que estão no Homoxi”, disse Hekurari.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, esteve no local no domingo para sobrevoar algumas regiões, ao lado de Hekurari. Segundo o líder Yanomami, as suspeitas são de que as mortes tenham sido causadas por garimpeiros que estão fugindo da região, já que a região Homoxi é um dos territórios com mais presença de invasores.
O local tem a pista do Jeremias, rota usada pelos invasores para chegar ao território e atualmente há garimpeiros retirando-se das regiões antes da intervenção de oficiais da Força Nacional, prometidos pelo Ministro da Justiça, Flávio Dino.