Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreenderam três toneladas de mercadorias que viajavam sem nota fiscal, escondidas debaixo de uma carga de pisos nesta quinta-feira, 23. A ação aconteceu na Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito do Itinga, no nordeste do estado, mais precisamente no município de Dom Eliseu, que faz fronteira com o Maranhão.
A carreta era de Lagoa da Prata-MG e tinha o Pará como destino e teve a carga apreendida após os servidores desconfiarem do peso do veículo em relação ao apresentado nas notas fiscais.
“O caminhão foi enviado à balança e apresentou uma diferença de três toneladas me relação ao informado nas notas fiscais. Ou seja, a carga de piso estava regular, mas o que estava escondido sob o piso iria passar sem recolher imposto”, contou o coordenador da unidade, Gustavo Bozola.
Foram encontradas mercadorias como confecções, calçados, panelas, edredons, caixas térmicas e outros, num total de R$ 261.987,00. Após o caso, foram lavrados dois Termos de Apreensão e Depósito (TAD) no valor total de R$ 74.062,17, referente ao ICMS e multa.