No último sábado (14), uma grande embarcação saiu de Belém e precisou interromper a viagem na madrugada de sábado para domingo após ser invadida por água. O barco saiu com destino a Manaus. O incidente ocorreu logo no início do trajeto, em Barcarena, e foi confirmado pela Marinha do Brasil, na noite de domingo (15). Ninguém se feriu.
De acordo com informações de tripulantes, a embarcação de transporte de passageiros, identificada como ‘Anna Karoline VII’ não aguardou os órgãos fiscalizadores para a realização de reparos e seguiu viagem. Em redes sociais, há relatos de que o barco estaria com excesso de carga.
Após o incidente, alguns passageiros desistiram da viagem e outros seguiram rumo a cidade manauara. Na tarde desta terça-feira, 17, a Capitania dos Portos interditou a viagem, na cidade de Santarém, para fazer análises criteriosas na embarcação para esclarecer os motivos que levaram aos problemas apresentados. Os tripulantes aguardam desde 13h desta terça-feira, e foram remanejados para uma nova embarcação. A previsão é que a viagem siga às 14h desta quarta-feira, 18.
De acordo com informações de tripulantes da embarcação não houve qualquer apoio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e nem quaisquer esclarecimentos por parte da empresa que ofereceu os serviços.
Segundo os direitos e deveres dos passageiros de transportes aquaviários, previstos pela ANTAQ, no caso de interrupção de viagem, por responsabilidade da empresa, é obrigatório que os tripulantes recebam alimentação e acomodação adequadas e gratuitas e também podem desistir da viagem, com o reembolso do valor total da passagem.
O Portal do BT segue apurando os fatos para mais atualizações sobre o caso.