Na última quarta-feira, 05, o Diário Oficial do Estado tornou pública a troca de secretários para a desincompatibilização dos interesses nas eleições municipais em outubro deste ano.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as normas determinam que os candidatos ocupantes de cargos públicos sejam retirados de suas funções no prazo de seis meses antes do dia da eleição, e de quatro meses para secretários municipais e estaduais. A medida é uma forma de evitar abusos da máquina pública em favorecimento próprio.
Entenda as substituições
De acordo com DOE de nº 35.843, o marabaense Humberto Bozi Spíndola, de 32 anos, é o novo secretário de Estado de Articulação da Cidadania (SEAC), o cargo era do deputado Igor Normando (MDB), no qual se candidatará à prefeitura de Belém.
Em substituição ao secretário de Esportes e Lazer (Seel), ex-deputado Cássio Andrade (PSB), Ana Paula Moraes da Cunha Alves foi nomeada ao novo cargo. O novo secretário de Estado de Cultura (Secult) é o Bruno Chagas da Silva Rodrigues Ferreira, enquanto a Úrsula Vidal será a Assessora Especial. Vale lembrar que Cássio e Úrsula são dois nomes citados como possíveis candidatos a você na chapa de Igor Normando.
Já a presidência da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) passa a ser ocupada por Marcelo Gomes Alves da Silva, uma vez que Miro Sanova irá se candidatar a prefeito de Ananindeua.
Também houve a exoneração do Presidente da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da educação Paraense (FADEP), José Araújo; A secretária adjunta de Estado e Educação (Seduc), Maria Pinheiro; Ademais, outros nomes saíram de cargos no Gabinete do Governador, Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) e do Palácio do Governo.