Na manhã desta quarta-feira, 18, usuários do Twitter celebraram o retorno da rede social após 19 dias. Relatos de tuiteiros apontam que apenas estaria funcionando no aplicativo pelo celular e com conexão Wi-Fi, e também nos dados móveis do celular. Pelo computador, nada feito, o Twitter não funcionou. Por enquanto, nem Supremo Tribunal Federal (STF), nem a Agência Nacional de Telecomunicações, e nem as operadoras de telefonia no Brasil se pronunciaram oficialmente a respeito.
Segundo informações do site Extra.Globo, na semana passada, o STF foi informado pelo CitiBank S.A e pelo Itaú Unibanco que as multas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes por descumprimento de medida judicial foram pagas (R$ 18,5 milhões).
Lembrando que o que motivou o bloqueio e suspensão do Twitter no Brasil em 30 de agosto foi o fato da empresa não informar um representante legal da rede social no país e por não bloquear perfis antidemocráticos que atuavam dentro da plataforma, ou seja, descumprindo medidas das autoridades brasileiras.
INSTABILIDADE NO BLOQUEIO
Segundo o site UOL, o STF disse que está checando os relatos de retorno do Twitter e que “aparentemente é uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”. Ainda de acordo com o UOL, a Anatel – Agência de Nacional de Telecomunicações, orientou falar com o STF: “as demandas sobre X e Elon Musk estão sendo respondidas pelo judiciário. Não houve alteração da decisão. Estamos verificando os casos informados”, disse.