//

Uepa 2024: estudante fala sobre primeiro lugar em Fisioterapia, um dos cursos mais concorridos

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) liberou o listão de aprovados nesta sexta-feira, 26,  e a estudante Jade Paes conquistou o primeiro lugar no curso de Fisioterapia, que na capital paraense foi um dos mais concorridos. A estudante conseguiu a vaga alcançando a nota de 835 pontos.

Em conversa com o BT, Jade falou como foi ao receber a notícia, além de deixar um recado para os futuros vestibulandos: “Nossa foi uma emoção que eu não tenho bem como explicar, tive problemas de saúde esse ano, ver a minha nota como a maior lá foi muito gratificante.”, afirmou. 

“Minha mãe estava junto comigo escutando o rádio e a gente ouviu meu nome e dps  a gente foi no site para ver de novo que eu estava aprovada.”, completou. 

A aluna do colégio Gentil Bittencourt afirmou que era regular e que, além do cursinho, o ensino escolar foi de grande auxílio: “Eu estudava depois do colégio cinco horas por dia e fiz apenas cursinho online, nenhum presencial. O colégio realmente deu uma base boa com um foco em matemática, ciências da natureza e redação”. 

Por fim, como dica para os futuros vestibulandos, Jade afirmou que organização é muito importante: “Eu acho que respeitar os seus limites e saber que tem muitas pessoas que incentivam um estudo que ultrapassa os limites da gente. conciliar o estudo com o psicológico e tentar não ficar nervoso na hora da prova”. 

Além de reconhecer seus limites, a aprovada afirmou que saber dividir o seu tempo é fundamental, além de focar nas disciplinas que mais ajudam na nota: “Você precisa de um tempo livre com sua família e dar um enfoque maior em matemática e redação que é o que muda a noite”. 

QUIS FORAM OS CURSOS MAIS CONCORRIDOS?

Segundo informações da UEPA, Fisioterapia foi um dos cursos mais concorridos entre os inscritos para concorrer nas Cotas Étnico-Raciais (CER), seguido por Educação Física e Biomedicina.

Já entre os não cotistas (NCT), Fisioterapia continua como um dos mais concorridos na capital paraense junto do curso de Medicina.