A Universidade do Estado do Pará (UEPA) publicará, na sexta-feira, 26, às 9h, os resultados do Processo Seletivo 2024, contando com mais de 60 mil inscritos. São 3.586 vagas distribuídas em 89 cursos de educação, saúde e tecnologia, em Belém e 18 municípios do estado.
Além dos resultados do Prosel, serão divulgados os Processos Seletivos Específicos para Licenciatura em Música e Licenciatura em Letras Libras.
Os resultados estarão disponíveis no site da instituição, mas também serão anunciados em uma leitura pública no hall da reitoria, transmitida por equipes de rádio. A UEPA espera receber os novos calouros com a tradicional celebração que inclui ovos, trigo e banho de cheiro.
Ednalvo Apóstolo Campos, pró-reitor de Graduação, destaca o aumento significativo de inscrições, quase 10 mil a mais que em 2023, alimentando a expectativa de preenchimento total das vagas. “Houve um acréscimo de quase 10 mil candidatos em comparação com 2023. Isso nos enche de esperança de que todas as vagas ofertadas sejam preenchidas”, destacou.
CURSOS MAIS CONCORRIDOS
De acordo com a UEPA, entre as preferências dos candidatos, os cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Educação Física, em Belém, são os mais procurados pelos inscritos nas Cotas Socioeconômicas (CSE). No caso das Cotas Étnico-Raciais (CER), Fisioterapia lidera a concorrência, seguido por Educação Física e Biomedicina. Já entre os Não Cotistas (NCT), os cursos de Medicina em Belém, Medicina em Marabá e Fisioterapia na capital paraense são os mais buscados.
PROSEL
O Prosel é coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), através da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), e supervisionado pela Comissão Permanente de Acesso ao Ensino Superior (Copaes) da UEPA. As vagas oferecidas destinam-se a candidatos que concluíram ou estavam concluindo o Ensino Médio, participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 e estão buscando oportunidades nos diversos cursos de graduação oferecidos pela instituição.
Do total de vagas ofertadas em cada curso/município, 30% foram destinadas às Cotas Socioeconômicas (CSE), voltadas a candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em instituições públicas de ensino; enquanto que 20% se destinaram às Cotas Étnico Raciais (CER), reservadas aos candidatos que estudaram em instituições públicas de ensino e se autodeclararam negros ou indígenas; e 50% àqueles que optaram por não concorrer às cotas (Não Cotistas – NCT).
*Feito com informações de Ascom/UEPA.